Copo de 3: PROVA Quinta da Vegia Reserva 2003

18 maio 2006

PROVA Quinta da Vegia Reserva 2003

Depois de um inspirante Dão e Douro é altura de voltar a novas provas, hoje em destaque um vinho que me foi aconselhado pelo amigo Rui Miguel (Pingas no Copo) e que após provar no dito evento achei que merecia uma prova mais atenta.
Pois cá estamos, do produtor Casa de Cello e da sua Quinta da Vegia situada em Penalva do Castelo perto de Viseu, sai este vinho em que o conjunto bastante elegante garrafa/rótulo em muito lembra o look de alguns Borgonha.
Das mãos do enólogo Anselmo Mendes sai este Reserva 2003, elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Aragonês, com estágio de 5 meses em barrica com mais 15 meses em garrafa apresentando-se um vinho de tonalidade granada escuro de concentração média/alta e com 13%
Vertendo este néctar no copo o impacto inicial na prova de nariz prende de imediato as atenções, levando-nos a segurar no copo e começar uma viagem de sensações, começando com uma arajem floral (violetas) em conjunto com fruta (vermelha e negra) muito madura, com ligeira compota a fazer companhia a torrados, ligeiro café, caramelo de leite, tudo com uma bela harmonia num perfil ao mesmo tempo fresco e muito agradável com um balsâmico de fundo em companhia de leve vegetal.
Na boca mostra-se elegante com uma entrada muito fresca, fino e equilibrado, fruta presente a dar uma passagem de boca muito boa com notas balsâmicas de grande nível em final longo e persistente.
Um Dão com D grande, cheio de personalidade e a mostrar-se muito fiel ao padrão que caracteriza os vinhos desta zona... um vinho notável. 17,5

1 comentário:

Pingas no Copo disse...

Desde a primeira edição do Dão e Douro em Lisboa que ando atrás deste produtor (é muito dificil encontrar vinhos dele por zonas de LX). Aprecio cada vez mais este produtor, merecendo ser mais conhecido.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.