Copo de 3: PROVA Esporão Verdelho 2004

23 abril 2007

PROVA Esporão Verdelho 2004

Faz quase dois anos que este vinho foi provado no Copo de 3, vendo bem, o vinho tem sido provado várias vezes desde que foi lançado, sendo esta a quarta nota de prova aqui colocada.
Acompanhar a evolução de um vinho em garrafa é sempre muito interessante, permite entender melhor o que podemos contar em futuras colheitas, permite saber se vale ou não a pena guardar determinado vinho.
A verdade é que raramente estas iniciativas são feitas, principalmente no que toca a Revistas da especialidade, resta ao consumidor «desenrascar-se» com as garrafas que tem em sua posse, sem saber como estão de saúde.
É desta que o Copo de 3 acompanha mais uma vez o Esporão Verdelho 2004

Esporão Verdelho 2004
Castas: Verdelho(Gouveio) - Estágio: n/indicado - 13,5% Vol.

Tonalidade amarelo com citrino de leve dourado e rebordo esverdeado
Nariz a mostrar-se de intensidade média/baixa em entrada frutada (líchias, ananás) com toque melado (nógados) com toque de esteva em frescura leve no conjunto.
Boca com entrada de mediana intensidade, mel e esteva com frescura suave, redondo e a mostrar-se já um pouco sem força. Fruta presente com frescura que acompanha até ao final de leve toque mineral de leve persistência.

Um vinho que mostra o efeito do tempo, não tem a frescura nem a exuberância a quando do seu lançamento. Neste momento é quase certo que a colheita de 2006 esteja a aparecer ou mesmo já no mercado, talvez seja melhor dar espaço para as novas e despachar as de 2004.
Passou de um belo vinho para um vinho de patamar mais normal e que rapidamente vai cair no esquecimento.
Passa de 16 para 14,5

2 comentários:

Anónimo disse...

O 2006 já está à venda, a um preço um pouco abaixo dos 6€

Anónimo disse...

O 2006 já está à venda, a um preço um pouco abaixo dos 6€

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.