Copo de 3: PROVA Quinta do Castelinho LBV 1996

25 maio 2007

PROVA Quinta do Castelinho LBV 1996

De volta aos Porto, temos um vinho pertencente ao tipo Ruby, neste caso um LBV da Quinta do Castelinho.

Quinta do Castelinho LBV 1996
Castas: Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca - Estágio: envelhecido em madeira e engarrafo 5 anos após a vindima - 20% Vol.

Tonalidade ruby muito escuro, quase retinto.
Nariz de bela intensidade, mostra-se com muita fruta vermelha presente em toques de compota e alguma marmelada. Juntam-se à festa toques especiados com ligeiro torrado, tabaco em conjunto com algum caramelo de leite. Para completar o bouquet temos toques de flores (violeta) assente num brisa suave e refrescante.
Boca com entrada gulosa e bem estruturada, toque apimentado, redondo e fresco, erva seca, compota e uma acidez a dar uma frescura bem agradável. Final com ligeiro fruto seco de persistência média/alta.

Não se destacando por uma grande exuberância ou complexidade, é daqueles que joga pelo seguro, mostra o que vale, convence e não desilude quem prova. O preço no Continente rondou os 8€ o que indica uma daquelas escolhas sem ter que pensar muito.
16

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Eu cá não percebo nada de vinhos pelo simples facto de não gostar de beber álcool. Mas digo uma coisa, muito invejo a quem vejo deliciar-se com um bom vinho...
Bom, deslocar-me-ei brevemente ao estrangeiro e prometi levar um produto aqui da nossa terra, e por isso escolhi um vinho do Porto. Já comprei um Quinta do Castelinho -10 anos, mas como não quero levar gato por lebre gostaria de perguntar se este é recomendável. Provavelmente irei levar mais uma garrafa... será que dá para perguntar o que recomendam até... 15-20 euros? Agradecido. JP

João de Carvalho disse...

Boa tarde.

O Castelinho 10 anos que fala não provei, mas não vejo motivos para ter um mau vinho.
Quanto a recomendar um vinho até aos valores que indica, tem LBV dentro desse preço que dão muito prazer durante a prova, marcas como Poças, Taylors, Niepoort, Noval... nomes que são garantias de qualidade.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.