Copo de 3: Momentos 2004

27 julho 2007

Momentos 2004

O enólogo Luís Soares Duarte com o objectivo de ter um projecto pessoal, arrendou no ano de 2004 em Vale Mendiz (Douro), três parcelas. Da parcela mais antiga, a Vinha do Conqueiro (80 anos) deu origem a este vinho, o topo de gama que se coloca logo a seguir ao Perfil 2004.

Momentos 2004
Castas: Vinha velha, com mistura de castas tradicionais (Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca, Bastardo, Tinta Amarela, Sousão, Mourisco Tinto, Tinto Cão, etc.) - Estágio: 20 meses carvalho francês novo - 14% Vol.

Tonalidade ruby muito escuro de concentração alta com rebordo violeta
Nariz a mostrar um aroma de bela intensidade, frutos silvestres com toque de ligeira compota. A ligação entre os empireumáticos com a fruta resulta de grande nível de qualidade, especiarias (cravinho, pimenta) em companhia com toque de chocolate negro. A frescura percorre todos os cantos do perfil deste vinho, com ligeira brisa floral, aqui o segundo plano é preenchido por um suave vegetal (musgo, esteva) que faz companhia a um toque balsâmico. Tudo bem desenhado e delineado, sem grandes choque de concentrações e sempre com uma frescura bem presente, mostra uma finesse e elegância invejável.
Boca bem estruturada, cativa desde o início da prova com frutos silvestres aliados a toque vegetal com ligeiro balsâmico. Enche a boca, mostrando-se já com certo arredondamento das partes, com taninos suficientes que lhe garantem longa e promissora vida. Tudo a mostrar alta qualidade e grande finesse. A acidez dá boa frescura de boca, com toques de chocolate preto, baunilha e ligeiro balsâmico, em final de média persistência.

Tem um preço que ronda os 30€ numa boa garrafeira. São vinhos como estes que marcam a diferença, daqueles que tantas vezes tentamos procurar e raramente encontramos. Foram feitas 3300 garrafas sendo esta a nº2958, de um vinho que ainda tem muito que mostrar e muito que dar. São Momentos destes que nos fazem falta.
17,5

1 comentário:

Anónimo disse...

Um grande Momento Vínico!

Um vinho que me impressionou, tendo um perfil moderno mas nada cansativo ou enjoativo. Frescura e equilíbrio!

Venham mais Momentos destes João!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.