Copo de 3: Cabriz Encruzado 2006

24 julho 2007

Cabriz Encruzado 2006

A Dão Sul – Sociedade Vitivinícola, S.A. é uma empresa fundada em 1990 que tem como base da sua fundação a paixão pelo vinho e a confiança no enorme potencial da região do Dão pelos seus fundadores. A Quinta de Cabriz, uma propriedade próxima de Carregal do Sal, com uma magnífica casa senhorial e capela do séc. XVII, é hoje em dia uma das principais promotoras do desenvolvimento da região com a reconversão de vinhas antigas e novas plantações com modernas técnicas de cultivo.
Em prova um exemplar de uma das melhores castas brancas que Portugal tem para oferecer, a Encruzado, num vinho que dá pelo nome de Cabriz Encruzado 2006.

Cabriz Encruzado 2006
Castas: 100% Encruzado - Estágio: fermentação em barricas com batonnage - 13% Vol.

Tonalidade citrino de baixa concentração com ligeiro rebordo esverdeado.
Nariz com aroma de boa intensidade, fruta tropical e ligeira maçã, em conjunto com toque bem mineral. Sensações de ligeira baunilha dão um toque de ligeira complexidade ao vinho, que se funde num ligeiro toque fumado. Tudo em ambiente fresco e bem harmonioso.
Boca de corpo mediano, muito equilibrado, fruta bem presente com mineralidade a brincar com a acidez que se mostra refrescante. Bela integração da madeira com a fruta, num perfil que em nada consegue destoar. Não se mostra muito gordo ou complexo, ganhando antes pelo seu todo, em final médio/longo.

Um branco que é uma referência do Dão, a dar uma bela prova e fiel companheiro para os tempos que correm ou para nos ir acompanhado durante uns tempos. Não ficou mal frente a umas postas de salmão na grelha com molho de iogurte. Custou 6,5€ no Corte Ingles.
16

1 comentário:

Anónimo disse...

Um belo Encruzado

Abraços

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.