Copo de 3: Vinha Grande 2001

26 julho 2007

Vinha Grande 2001

O próximo vinho em prova vem do Douro, neste caso vamos até à Casa Ferreirinha, onde na Adega da Quinta do Seixo, nasce o Vinha Grande. Apenas recebem o nome Vinha Grande as colheitas de mais apurada qualidade que evoluíram da melhor na garrafa após o envelhecimento na madeira (que serviu para o mítico Barca Velha).

Vinha Grande 2001 Castas: Tinta Roriz, Touriga Francesa e Tinta Barroca - Estágio: variável entre 12 a 18 meses - 13,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração. Nariz a mostrar um vinho que nos remete para um perfil mais clássico, a fruta vermelha bem madura alegra-se com a presença de ligeiras compotas. Complementa-se por aromas de tabaco, cacau e vegetal seco com toque especiado e floral de fundo ligeiro e fugaz. Boca com entrada fresca e de estrutura fina e bem acomodada, arredondado com ligeira ponta vegetal a marcar a passagem pelo palato. A tudo isto se junta um punhado de especiarias em final com ligeira secura vegetal de persistência média.

Temos um vinho que nos transporta para um perfil mais clássico, claramente a mostrar-se com uma evolução positiva, resultante disto um bouquet bem afinado. Um vinho que convém decantar previamente pois apresenta depósito. Preço a rondar os 10€ em garrafeira ou grande superfície comercial.
15,5

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes demais parabéns pelo blog. Conheci-o recentemente, mas já li quase todas as críticas feitas desde o início...

Relativamente a este vinho, gostaria de saber se acha que está no ponto para ser bebido ou se ficará melhor com mais um ou dois anitos de guarda. Pergunto isto porque tenho uma caixa deste vinho na adega e estava a pensar em utiliza-lo para o jantar de Natal de 2007 ou de 2008.

Obrigado pela resposta
Nuno

João de Carvalho disse...

Na minha opinião e para o meu gosto pessoal, penso que o vinho está numa altura para ser bebido, este Natal seria uma boa desculpa para o desfrutar.

Anónimo disse...

Obrigado pela (rápida) resposta.

Nuno

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.