Copo de 3: VINUM CALLIPOLE 2007 - O dia depois...

13 julho 2007

VINUM CALLIPOLE 2007 - O dia depois...

Foi no passado dia 7 de Julho que se realizou em Vila Viçosa o evento de nome Vinum Callipole.

O local escolhido foi o Convento dos Capuchos em Vila Viçosa, mais propriamente nos seus claustros, onde 15 produtores ( Herdade das Servas, Ervideira, Cortes de Cima, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade do Portocarro, Alves de Sousa, Azamor Wines, Adega Cooperativa de Borba, Vinhos Dona Berta, Álvaro de Castro, Bago de Touriga, Quinta da Lagoalva, Vinhos Dona Maria, Comenda Grande e Herdade de São Miguel) puderam mostrar os actuais vinhos no mercado e mesmo algumas surpresas. Agradeço também a presença do representante comercial da Schott Zwiesel.

Sempre tivemos uma prova de uvas, bem fresquinhas por sinal
Vários locais deram voz ao Vinum Callipole 2007: Nova Crítica, Clube Optimus Vinhos, Marinadas, Vinho da Casa, Vinho a Copo, Saca a Rolha e até mesmo no jornal regional Brados do Alentejo, de Estremoz.

A verdade é que mais expositores não cabiam, não por minha vontade mas por limitações de espaço. O calor alentejano fez-se sentir nas primeiras horas, com a sorte de sermos bafejados com uma ligeira brisa que refrescava, por momentos, todo o espaço, afinal de contas nunca tive conhecimento que um Convento fosse um local quente.
Um dos principais objectivos deste encontro foi cumprido, trazer produtores de outras zonas ao Alentejo, mostrar que temos muitos e bons vinhos no resto de Portugal e dar a conhecer esses mesmos vinhos aos consumidores do Alentejo, e a todos os visitantes.

Com o gelo quanto baste, os vinhos foram tomando as temperaturas correctas e puderam começar a ser degustados a temperaturas bem mais aliciantes. Os primeiros vinhos a serem provados foram os rosés e os brancos (a temperatura era convidativa) e mais para o final da tarde os tintos foram reis e senhores.
Foi bastante reconfortante ver toda a gente de sorriso na cara, amigos que se reencontravam, produtores bem dispostos, caras bonitas, vinhos em grande forma...

Decorreu entretanto, contando com a ajuda do meu amigo Paulo Silva, uma pequena prova especial intitulada a Volta ao Mundo num Copo de Branco. O local escolhido para a prova foi uma das magníficas salas do convento, gentilmente cedida pelo seu Reitor, Padre Mário Tavares, e onde se juntaram 12 provadores.

Luís Ferreira (Winept) dá a sua opinião sobre um vinho
A prova foi cega e os vinhos foram servidos dois a dois. Terminada a prova de cada par, cada provador deu a sua opinião, foram colocadas questões sobre cada um e no final os vinhos foram descobertos. Os meus escolhidos ficam em bold

JM 2006
Sirius 2006
Redoma 2006
Tiara 2006
Redoma Reserva 2006
Projectos Riesling 2006
Gaja Ross Bass 2003
Torres Milmanda 2004 (excluido com TCA )
Hugel Gewurztraminer 2005
Quinta do Ameal Escolha 2001
Hotel do Buçaco 2001
Cape Mentelle 2004
Beringer Fumé Blanc 2004
Schloss Gobelsburg Gruner Veltliner Steinsetz 2006
Amantis Branco 2006 (Amostra)
Conceito 2006
Secret Stone 2005
Herdade dos Grous 2006
Malhadinha 2006

O Vinum Callipole acabou num jantar convívio, onde a gastronomia típica Alentejana fez as honras da casa. Foram servidos alguns vinhos, gentilmente cedidos pelos produtores presentes, e ainda surgiram algumas surpresas bem agradáveis pelo meio.
No final do jantar foi feito um leilão de vinhos, com o valor apurado a reverter a favor do Seminário de S. José de Vila Viçosa.


Dos poucos vinhos que tive a oportunidade de provar, destacaram-se os seguintes:
AdegaBorba.Pt Rosé 2006
Alves Sousa Reserva Pessoal Branco 2003
Dona Maria Branco 2006
Quinta da Pellada Primus Reserva Branco 2006
Quinta de Saes Reserva Branco 2006
Herdade das Servas Syrah 2005 (amostra)
Momentos Douro 2004
Dona Berta Rabigato Reserva 2006
e um Cavalo Maluco, quem sabe Lusitano, ainda por domesticar que andava perdido pela Herdade do Portocarro.


Foto tirada por: José Cartaxo
Os vinhos do jantar que mais gostei:
Domaine de Pegau Cuvee Reserve 2004
Batuta 2003 em Double Magnum
Niepoort Vintage 2005
Niepoort Colheita 1991

Queria agradecer a todos os produtores presentes, à presença da Schott Zwiesel, a toda a equipa de colaboradores que me ajudaram a levantar este evento em Vila Viçosa, quero dar os meus agradecimentos ao meu Amigo Paulo Silva e à sua namorada por todo o apoio e ajuda que me deram (fotos incluidas), ao Sr. Padre Mário que cedeu todas as infraestruturas e apoiou desde o inicio esta iniciativa, queria deixar nota de agradecimento à UVA Portugal, à Tasca do Joel Gourmet e ao Sr. Dirk Niepoort pelo apoio que foi dado tanto para a prova de brancos como para o jantar.

Agradeço também a todos aqueles que estiveram presentes, e desde já fica a promessa que para o ano cá estaremos com o VINUM CALLIPOLE 2008, num espaço maior mas de igual beleza, mais produtores, mais vinhos e menos calor.


Foto tirada por: José Cartaxo

Obrigado e até para o ano...

7 comentários:

Anónimo disse...

Em grande João!!!

Belo report desse grande evento. Fico feliz por tudo ter corrido pelo melhor.

Fico ainda com mais ganas por não ter estado presente e torna a presença obrigatória na próxima edição. Já tá marcado na agenda mesmo sem data!!!

E felizmente ainda tive oportunidade de provar algo do evento nos dias seguintes...

Parabéns e boas provas!!

Luis Prata disse...

Excelente iniciativa e bela reportagem.

Boas provas.

Anónimo disse...

Esperemos que para o ano eu possa mesmo usufruir do programa que deixei aqui nos post anterior, e poder estar aí para essa belíssima prova. Não fica esquecido...

Blog De Vinis disse...

Querido Joao,
me alegra mucho que el evento fuera un éxito y que hayas quedado contento como para quedar ya para el año que viene. A ver si tengo más suerte con las fechas!
Por cierto, en una cata de portos de Niepoort el martes pasado, probé el Vintage 2005: qué pasada, qué explosión de fruta, qué personalidad y qué posgusto tan enorme. Coincido plenamente con tu opinión!
Saludos,
Joan

Anónimo disse...

Não pude comparecer, mas pelos relatos tratou-se de ocasião memorável para os participantes. Acho que os eventos desta magnitude e qualidade serão sempre preferíveis aos mega-enventos, onde nos acabamos por dipersar completamente e não nos ater ao essencial.
Parabém bem hajas.
Saudações enófilas
Blacko

Unknown disse...

Infelizmente também a divulgação das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, o primeiro de todos os eventos do género a nível local, e reconhecida pela colecção oficial das 7 Maravilhas de Vila Viçosa não teve a devida atenção da blogosfera calipolense, generalista ou não...

prtbarata disse...

Mais uma vez Parabéns João por toda a organização.

Estava tudo nos conformes! :)

Para o ano lá estarei novamente...

Abraço!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.