Copo de 3: Bonefant branco 2006

05 março 2008

Bonefant branco 2006

São palavras chave como, Gravidade ou Modernidade, em que se baseia toda uma concepção de uma adega, neste caso específico na adega da Quinta do Quetzal, situada em Vila de Frades (Vidigueira). Um projecto sensivelmente recente no panorama vínico nacional, com nome inspirado no resplandecente Quetzal, ave adorada por Maias e Aztecas. Resplandecente é também a nova adega, de belo enquadramento na paisagem, é notável verificar que todo o transporte de uva e vinho se processa sem qualquer recurso a meios mecânicos, onde a única força que se exerce é a gravidade.
Este produtor dispõe de duas gamas de vinho, os topo de gama que ostentam o nome Quetzal na versão tinto e branco, com passagem por madeira, e os Bonefant também na versão tinto e branco, mas apenas com estágio em inox.

Bonefant branco 2006
Castas: Antão Vaz e Roupeiro - Estágio: fermentação em inox - 13,5% Vol.

Tonalidade citrina com toque de dourado leve.
Nariz de aroma fresco e jovem, a dar sensação de estarmos a cheirar um copo de salada de frutas (banana, maracujá, tangerina, ananás, maçã), onde o toque de calda doce sem ser excessiva se nota em fundo. Tem um toque de ligeiro vegetal que se conjuga com a frescura bem presente, em fundo de suave recorte mineral
Boca de entrada prazenteira e convidativa, fruta presente, boa acidez a dar frescura necessária, tem um segundo plano com toque de calda onde se sente arredondamento. Tudo muito afinado e certo, mineral em fundo com persistência média/baixa.

Um vinho que se revelou uma agradável surpresa pela forma como se comportou durante a prova. Fresco e jovem, vivaço na maneira como se mostra, claramente para se beber durante o seu ano de lançamento até sair nova colheita, é desta maneira que podemos aproveitar o que de melhor nos tem para dar. Outra boa novidade é o preço que não foge muito dos 5€
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.