Copo de 3: Bajancas Private Selection branco 2008

19 janeiro 2011

Bajancas Private Selection branco 2008



Proveniente da Quinta das Bajancas, em Trevões (Douro), propriedade de António Alfredo Lamas, sai este branco do ano 2008 com 13% Vol. que estagiou em barricas de carvalho usado, um branco feito à base de Rabigato, Gouveio e Códega do Larinho, com a enologia a cargo da 2PR. O rótulo é bem capaz de ser do mais divertido que tenho visto no panorama nacional, moderno com um claro piscar de olhos a uma clientela mais jovem e irreverente, como breve apontamento não podemos esquecer que antigamente os curandeiros realizavam as suas mezinhas nas chamadas Bajancas, o nome do vinho e da Quinta.

O vinho tem um nariz de aromas cativantes, cheiroso, lavadinho, mostra fruta madura (citrinos, polpa branca ) com relva cortada com flores brancas misturadas, numa madeira que o adorna ao de leve com tosta suave e baunilha. Mineralidade em fundo, complexidade mediana num perfil bem fresco, harmonioso e de que gostei pela maneira como se mostrou.

Na boca revela-se um pouco nos mesmos modos que no nariz, bom corpo, estruturado e entra bem fresco com sabor a fruta, embora perca ligeiramente a meio palato (aqui é a barrica que faz para se mostrar, arredondamento muito suave) para finalizar bem cítrico com leve mineralidade.

Um vinho agradável, com abordagem a precisar um pouco de atenção e bons copos, o preço que pedem entra num patamar perigoso pois são sempre 15€ que custa. É sempre arriscado quando no mercado se encontram vinhos com mais qualidade ao mesmo preço, embora não tenha desgostado deste vinho, acompanhou lindamente um arroz de ameijoas. 16,5 - 91 pts

1 comentário:

Sérgio Lopes disse...

Boa tarde. belo blogue.

Já o acrescentei aos meus links vinícolas.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

http://enofiloprincipiante.blogspot.com/

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.