Copo de 3: PROVA Beaujolais Nouveau 2006

06 dezembro 2006

PROVA Beaujolais Nouveau 2006

O Beaujolais [BOE-zjoh-lay] Nouveau é proveniente da região Francesa de Beaujolais, que recebe o nome devido à localidade de nome Beaujeu, onde as uvas são por lei, apanhadas manualmente, e sai sempre para o mercado na terceira terça-feira de Novembro.
São vinhos elaborados pelo processo de maceração carbónica com o objectivo de extrair côr, aromas, colocando a adstringência de lado, onde a uva Gamay é protagonista.

Beaujolais Nouveau 2006
Castas: Gamay - Estágio: inox - 12% Vol.

Tonalidade ruby de concentração mediana.
Nariz com boa intensidade a aparecer fruta muito madura (amoras e framboesas), floral com uma leve sensação de açucar queimado do leite creme contribuindo com uma sensação de adocicado, no fundo leve ponta de álcool que não chega a incomodar.
Boca com entrada simples e directa, fruta bem presente e algum vegetal, mostra-se com frescura leve mas nada que seja merecedor de grande atenção em final mediano.

Um vinho que se mostra melhor no nariz que na boca, qualidade muito abaixo da média, parece que aqui o marketing fala mais alto num perfil que de marca para marca pouco ou nada dizem, agradáveis o suficiente, valem como uma curiosidade que após ser conhecida se pode bem passar sem ele.
Como dizia num livro em geito de piada, o Beaujolais não passa de um excelente relações públicas inventado pelos Franceses, a tal corrida dos produtores para ver qual deles mete o vinho primeiro nas mesas de Londres, New York, San Francisco... ou como se dizia, é a hipótese de mostrar que o teu vinho é infinitamente mais jovem que a tua namorada.
A rondar os 3,5€ má relação preço/qualidade.
12

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.