Copo de 3: PROVA Apegadas Quinta Velha Reserva 2004

24 fevereiro 2007

PROVA Apegadas Quinta Velha Reserva 2004

Em prova mais um vinho do Douro, desde Cidadelhe, mais propriamente da Quinta das Apegadas que já teve em prova no Copo de 3 o seu Apegadas Quinta Velha 2004, chega a vez de ser provado o Quinta Velha Reserva 2004.
Proveniente de uma propriedade centenária, situada na margem direita do Douro, perto da Barragem de Bagaúste, são cerca de 6 hectares de vinhas velhas com a habitual mistura, domina a Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Tinta Amarela. Nos 4 hectares restantes, de vinhas com 9 a 10 anos, encontramos Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, a juntar existem ainda algumas centenas de pés de Códega recentemente plantados.

Apegadas Quinta Velha Reserva 2004
Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca, Touriga Nacional entre outras - Estágio: 12 meses carvalho francês - 15% Vol.

Tonalidade ruby muito escuro mostrando-se muito concentrado.
Nariz inicialmente um pouco fechado de aromas, frutos silvestres (pretos e vermelhos) bem maduros e com presença de ligeira compota, pendor vegetal bafejado com brisa floral de boa intensidade, baunilha dá entrada aos aromas derivados do estágio em barrica que parecem ir aparecendo com o tempo, mas o vinho é para ser apreciado com tempo e não com pressas, caramelo, torrados, tabaco e um punhado de especiarias completam o ramalhete que se vai integrar muito bem com ligeira nota de lúcia-lima, a frescura presente e bem balanceada no perfil de um vinho que mostra ligeiro balsâmico e fumo no final.
Boca a mostrar boa estrutura, suporta com grande serenidade tudo o que foi já dito, macio de início apesar de no final ainda ter alguns taninos por acomodar, fruta madura na passagem de boca com alguma compota, torrados, cacau, tabaco e menta (balsâmico) fecham a prova de boca, ainda a realçar a frescura que acompanha de principio a fim, boa complexidade com final de boca de boa persistência.

Foram produzidas 1800 garrafas a cerca de 18€ cada uma, um vinho que apesar dos seus 15% se notarem muito pouco desde que bebido a uma temperatura entre os 16º-18º se mostra de belo encanto e que merece ser provado desde já ou guardado sem problemas por mais um tempo.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.