Copo de 3: Sanchez Romate Amontillado NPU

12 novembro 2012

Sanchez Romate Amontillado NPU

Continuarei a falar sobre os vinho de Jerez, desta vez um Amontillado classificado como Reserva Especial  das Bodegas Sanchez Romate, fundadas em 1781 e até aos dias de hoje uma das mais importantes referências dos vinhos de Jerez. O vinho de que falo é um Amontillado cujo tempo de estágio em bota é superior a 30 anos, acima destes ainda vem a gama alta com os Old & Plus. Pessoalmente é o estilo Amontillado que faz as minhas delícias nos vinhos de Jerez, a par dos Palo Cortado, é também dos produtores que mais prazer me proporciona com os seus produtos, cujos preços se revelam excelentes face à qualidade apresentada, este rondou os 10€. Repito mais uma vez, são vinhos que precisam de comida por perto, que gostam de ter companhia, são vinhos ignorados e subvalorizados pelos enófilos, vinhos que quando são descobertos se revelam fantásticos. Este "menino" não fugiu à regra e deu bastante que falar durante a prova, admiração, espanto, deixa lá provar outra vez que a complexidade é grande e o vinho é muito bom, só custa isso, onde se compra... Non Plus Ultra. Para quem desconhece, um Amontillado é um Fino que teve um estágio extra sem a camada de leveduras "flor" presente, o vinho entrou por isso num lento processo de oxidação, com resultados fantásticos como é o caso.
É um vinho envolvente, que nos abraça com aromas mornos, muita harmonia com avelã e amêndoa torrada, laranja cristalizada, caramelo de leite, café, belíssima intensidade e definição de aromas, profundo e complexo. O vinho cativa, toque salino no final, pelo palato é largo e todo ele guloso, entra com uma sensação de leve untuosidade, ao mesmo tempo fresco e seco, envolvente e saboroso. Final longo e muito persistente, muita finesse com grande interligação com a prova de nariz. Entre um bom curry ou um risotto de cogumelos faz as minhas delícias. 95pts

4 comentários:

Rui Oliveira disse...

Bom dia, João

Muito interessante este vinho, onde encontrou á venda?

João de Carvalho disse...

Olá

O vinho em causa foi trazido de Espanha, em Portugal não faço ideia se temos algum importador, penso que não uma vez que os vinhos de Jerez passam ao lado da quase totalidade de apreciadores de vinho. O melhor é tentar-se no ElCorteIngles que pelo menos no de Badajoz encontra-se à venda.

Abraço

Ricardo disse...

Se gostou desse Amontillado, talvez seja boa ideia provar o Botaina das Adegas Lustau.

Cumprimentos,

João de Carvalho disse...

Ricardo, obrigado pela sugestão, tratarei de arranjar o vinho em causa e darei notícias sobre o mesmo aqui.

Cumprimentos.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.