Copo de 3: Cidade do Vinho Marqués de Riscal por Frank O. Gehry

06 agosto 2005

Cidade do Vinho Marqués de Riscal por Frank O. Gehry

Quase não há palavras para descrever o que as Bodegas Marqués de Riscal estão a fazer juntamente com o arquitecto canadiano Frank Gehry.
Pouco a pouco vai surgindo em Elciego, aquilo que se vai chamar Ciudad del Vino Marqués de Riscal, onde a complexidade e inovação de formas e materiais fazem desta Cidade do Vinho algo de outro mundo.
Este projecto apresenta uma superfície com cerca de 100.000 m2 dedicados exclusivamente ao vinho.
No coração desta Cidade, vamos encontrar a antiga adega datada de 1860, e ainda todo o conforto e instalações que fazem desta Cidade do Vinho um autêntico Paraíso do Enófilo.



A Cidade do Vinho vai dispôr de um Hotel, um SPA de Vinoterapia, um Restaurante de Luxo, centro de conferencias, areas de festas, uma loja, museu temático...
Para tal, foram-se procurar os melhores dentro de cada actividade, Starwood, através da sua marca Luxury Collection , a cargo do Restaurante da Cidade do Vinho estará o famoso restaurante Echaurren, e Caudalie no centro SPA de vinoterapia.



Ficha Tecnica da Cidade do Vinho:
- Superficie: 100.000 m2- Serviços: Hotel, SPA de Vinoterapia, restaurante de Luxo, área de banquetes, conferencias e área de reuniões, centro de vinificação, escritórios, boutique, parque automóvel, zona de jardins, museu.

Hotel: Operador Starwood (Luxury Collection): 1. Edificio Principal: - Superficie construída: 2.800 m2 (incluindo superficie do restaurante). - Altura Máxima sobre rasante: 26 mts. em 4 alturas. - O Hotel Marqués de Riscal será o mais vanguardista e inovador de todos os hotéis da Luxury Collection da Starwood, podendo os clientes apreciar de uma variedade única de quartos especialmente desenhados pelo Arquitecto.
Vai ter cerca de 43 quartos, com mobiliário desenhado por Frank Gehry, com 14 desses mesmos quartos no edificio principal e os resntantes 29 no anexo.

2. Edificio Vinoterapia:
- Superficie construída: 4.140 m2.
- Altura Máxima: 12 mts. Ligação através de uma passagem com o terceiro andar do edifíco principal
- Nº de Quartos: 29
Vinoterapia:
- Superficie construída: 1.000 m2
- Operador: Caudalie
- Serviços: Tratamentos exclusivos de belesa e anti-stress baseados nas propiedades naturais (polifenóis) tanto da uva como do vinho

Restaurante:
- Superficie construída: 350 m2
- Nº de pessoas: 70-80 (Salão de banquetes à parte)
- Qualidade do Restaurante: Alta cozinha
- Tipo de pratos: Cozinha regional tanto tradicional como moderna, com ajuda do Restaurante Echaurren que teve a primeira estrela Michelín concedida à Rioja, e onde vai ficar responsável o Chef José Ramón Piñeiro, que foi campeão de cozinheiros da Rioja em 2004
Programado para abrir em 2006, vai estar equipado com sala de provas, terraços, salas privadas com vista para as vinhas...

Com tudo isto resta esperar, para uma futura e merecida visita.

Info retirada do site:
www.marquesderiscal.com

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por conseguir fazer em tão pouco tempo do Copo de 3 o melhor Blog de vinhos de Portugal.
Aprecio bastante o seu empenho nos artigos que coloca e nas provas, nas quais eu, me revejo em grande parte.
A humildade que transpira, faz de si um verdadeiro Apreciador de vinho, que eu e muitos outros que conheço, vamos começando a admirar. Parabéns pelo excelente trabalho e que assim continue.

Miguel Silva

João de Carvalho disse...

Bem eu nem sei que dizer... apenas agradecer as simpáticas palavras e que o trabalho por aqui irá continuar dentro do mesmo nível.
Mais uma vez agradeço as simpáticas palavras.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.