Copo de 3: PROVA Azamor 2003

24 Janeiro 2006

PROVA Azamor 2003

É mais uma novidade no mercado este Azamor Tinto 2003, e mais um vinho da zona de Vila Viçosa pelas mãos do produtor Alison Luis Gomes.
Situada entre Borba e Elvas no concelho de Vila Viçosa, a propriedade é composta por duas herdades adjacentes, Herdade do Rego e Herdade do Zambujal, que perfazem um total de 260 hectares, assim repartidos: 27 hectares de vinha, 140 hectares de olival e 93 hectares de montado destinados à criação de cavalos de raça Lusitana.
Com a plantação da vinha em 2001 e 2002 sob a orientação do Engº Luís Elias Carvalho a equipa é orientada pelo consultor David Baverstock e dirigida no dia a dia pela Alison Luiz Gomes, enólogo e gestora que tem o apoio dedicado de uma encarregada de viticultura, um adegueiro e uma administrativa.
As vinhas encontram-se a 350 metros de altitude e oferecem ampla escolha de castas, todas tintas, quatro nacionais e quatro internacionais, Bordéus representado com Merlot e Petit Verdot, Côtes du Rhône com Syrah e Mourvèdre, o Douro com Touriga Nacional e Touriga Franca e o Alentejo com Alicante Bouschet e Trincadeira.
Este Azamor, nome de uma cidade do norte de Marrocos, é composto pelas castas, Merlot, Touriga Franca e Syrah tendo estagiado em barricas de carvalho francês e americano, apresenta-se com uma tonalidade ruby escuro de concentração média/alta e com 13,5%
No nariz mostra-se fresco com destaque para fruta madura (ameixa, amora) seguida de muito perto por algum vegetal e floral, acompanhado de ligeira baunilha, algum fumo, com o tempo surgem tímidas notas de café, tabaco, caramelo, leves torrados em conjunto com especiarias e um final ligeiramente balsâmico.
Na boca é de corpo mediano, presença de fruta e algum vegetal, redondo e fino na boca, macio no palato, equilibrado com acidez a dar uma frescura agradável ao vinho, ligeiro balsâmico no final que se mostra de persistência média/alta.
Uma boa surpresa este Azamor 2003, mostra-se afinado e pronto a beber, muito equilibrado e elaborado a partir de um curioso lote, custou 8,50€
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.