Copo de 3: PROVA Coop Borba Rótulo de Cortiça Reserva 2001

23 janeiro 2006

PROVA Coop Borba Rótulo de Cortiça Reserva 2001

Este famoso vinho da Cooperativa de Borba tem fama de envelhecer bem em garrafa, sofreu uma ligeira alteração no seu aspecto com a mudança do design da garrafa e também com a ausência do lacre preto que tapava a cápsula.
Elaborado com as castas Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet teve estágio de 12 meses em barricas de um ano de carvalho Francês, apresentando uma tonalidade granada escuro com notas de ligeira evolução com 13%.
Nariz com intensidade mediana, fruta vermelha e negra em compota (amora, ameixa), passas de uva, fumo, torrados ligeiros com presença de vegetal e floral, ligeira baunilha, algum caramelo e final levemente especiado.
Na prova de boca apresenta-se com corpo médio, presença de fruta em compota, algum vegetal, dá uma boa prova de boca mostrando-se equilibrado, redondo e suave no palato, ligeiro torrado, frescura presente com final de boca médio e ligeiramente especiado.
Um vinho que se mostra equilibrado, suave na boca a dar uma boa prova mas longe do nível de colheitas como o Reserva 1996 ou o Reserva 1999.
15,5

2 comentários:

Anónimo disse...

João, falaste num dos vinhos que tenho melhores recordações. Bebi muitos Reserva 1996. Um clássico...

Rui Miguel

João de Carvalho disse...

Pois o Reserva 1996 foi um grande vinho da Coop de Borba... o Reserva 1999 também se mostrou bom, mas dos últimos que me lemro o 96 foi sem dúvida o melhor.
Curioso que o Reserva 1996 do Esporão foi dos que melhor impressão me deixou... ou um tapada de Coelheiros Garrafeira 1996, ou também o Cartuxa Reserva 1996 que deixou de ser Pêra Manca à última da hora...

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.