Copo de 3: PROVA Dolium Escolha Antão Vaz 2004

28 janeiro 2006

PROVA Dolium Escolha Antão Vaz 2004

Do produtor Eborae Vitis e Vinus e pelas mãos do enólogo Paulo Laureano, feito com a casta Antão Vaz sai este Dolium Escolha 2004.
Para quem não sabe Dolium significa talha de barro em latim, mas apesar do nome o vinho tem estágio em madeira nova de carvalho francês com 8 meses de bâtonnage que é uma técnica usada na elaboração dos vinhos brancos fermentados em cascos novos e que consiste no removimento periódico das leveduras que se depositam no fundo dos cascos após o desenrolar da fermentação alcoólica. Este processo, que se pode estender por alguns meses, enriquece o vinho aromaticamente, permite uma clarificação natural e previne a oxidação.
Apresenta-se como uma tonalidade amarelo dourado de rebordo levemente esverdeado e glicérico.
No nariz mostrou boa intensidade com entrada a fruta (ananás, pêra, melão) acompanhado de alguma baunilha, ligeiramente amanteigado no aroma, toffe, toque torrado de fundo em conjunto com alguma frescura presente e final ligeiramente especiado.
Na boca mostrou-se de corpo médio, suave no palato, untuoso e guloso e que apetece beber, equilibrado entre nariz e boca com acidez a dar alguma frescura ao vinho.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.