Copo de 3: PROVA Quinta dos Carvalhais Reserva Bruto Rosé 2001

28 janeiro 2006

PROVA Quinta dos Carvalhais Reserva Bruto Rosé 2001

Do famoso produtor do Dão, Quinta dos Carvalhais, sai este espumante rosé feito com 60% Touriga Nacional proveniente da Vinha da Coleclão e 40% Encruzado vindo da Vinha das Mimosas sendo a vindima a 28 de Setembro de 2001, dia 12 de Julho de 2002 foi feito o engarrafamento e em 27 de Outubro o degorgement que é a operação que permite a eliminação das leveduras existente em garrafa e a substituição da cápsula metálica provisória pela rolha definitiva típica do espumante.
Com 12,5% a garrafa provada foi a nº 1122 de um total de 3000 produzidas.
Apresentou-se com uma tonalidade salmão pálido com bolha fina e sem ser constante, na prova de nariz mostrou-se frutado com presença de fruta vermelha (morangos), rebuçado, toque floral (violetas) acompanhado de algumas especiarias (canela) acaba com um final ligeiro e mineral.
Na boca mostrou-se ligeiro de corpo ligeiro, suave, com presença da fruta vermelha, leve mineral e alguma ponta de frutos secos.
Destaque para o bonito conjunto da garrafa/rótulo de um espumante que se mostrou muito certinho, com qualidade e muito afinado a dar uma prova interessante mas sem grandes euforias.
16

2 comentários:

Anónimo disse...

A que temperatura foi servido?

João de Carvalho disse...

As temperaturas de serviço dos vinhos quase sempre seguem a tabela colocada neste link
http://copod3.blogspot.com/2005/08/uma-questo-de-temperatura.html

Mas o Carvalhais foi servido a uma temperatura de 7ºC

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.