Copo de 3: Venha 2006...

02 janeiro 2006

Venha 2006...

Mais um ano que passou, chegou altura de fazer um balanço do ano de 2005, um ano em que começei o projecto Copo de 3, que tinha em ideia faz bastante tempo e finalmente tive coragem para avançar com ele, parece ir no bom caminho com mais de 200 provas e um número de visitantes que já passa os 7000 em menos de 7 meses de activo (apesar das provas começarem em Janeiro).
No que toca às regiões produtoras de vinho, vi um Douro com a declaração de Vintage 2003, derivado de um excelente ano de uva, os seus vinhos de 2003 são de uma qualidade inegável, e quase todos os produtores apresentam vinhos com grande qualidade, pena as quantidades de alguns serem diminutas, encontrei um Dão em renovação com novos produtores e marcas a dar que falar, excelente exemplo o Quinta dos Grilos 2003 tinto, e parece que não vamos ficar por aqui... uma Bairrada que tenta encontrar novos caminhos sem ser a Baga, para fugir ao sufoco que tem vindo a sentir nos últimos anos, uma Estremadura onde a Quinta Monte D´Oiro continua rainha e senhora, quase como um farol da região, destaque para o excelente Reserva 2001 e para os dois brancos de Viognier.
Passagem pelo Ribatejo, continua a sua caminhada à procura da glória e de voos mais altos, consegue de momento boas relações preço/qualidade e alguns belos vinhos, mais um passo e estamos lá quase... a região de Palmela, onde a mudança de nome de JP, para Bacalhoa Vinhos, com a Castelão mais uma vez a dominar o panorama, alguns nomes novos, mas os bons vinhos de referência são quase sempre dos mesmo produtores... por fim temos o Alentejo, com novos produtores a aparecerem com excelentes vinhos, Quinta dos Grous Reserva 2004 por exemplo, e com a afirmação de outros nomes no mercado, Monte da Peceguina... a Touriga Nacional continua em grande forma em Portugal e em especial no Alentejo, com grandes produtores a apostarem na casta, Monte Seis Reis, Herdade das Servas, Quinta do Mouro, Cortes de Cima, Esporão... a afirmação cada vez mais forte de vinhos com alta qualidade por parte da Coop de Borba, enquanto outros produtores de nome parecem ir caindo de qualidade ano após ano, FEA com os FEA, Foral de Evora, e os seus Cartuxa, a CARMIM, Coop Redondo tirando os Anta da Serra versão branco e tinto.

No fim ainda temos o Algarve, que parece estar encostado a ver o que os outros fazem e vai tentando começar a fazer algo de interessante, mas ainda tem muito que ser feito.
Como balanço geral surge uma nova moda, os Rosés, que no Verão passado inundaram as prateleiras dos Hiper, tal como uma maior vontade de consumo de vinho branco, e tanto branco de qualidade que tem vindo a aparecer, para bem dos consumidores.
Resta esperar e ver o que este 2006 nos reserva, uma coisa é certa, a qualidade dos nossos vinhos está a crescer a olhos vistos e este feito parece não passar ao lado da crítica internacional.

Um ano cheio de saúde, alegrias e boas provas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Copo de 3 por 2005 e um excelente 2006, cheio de coisas boas, principalmente, vinhos bons.
Estas novas provas de vinhos estrangeiros, não sei se por coincidência ou por alteração de rumo editorial no Copo de 3 para 2006, são de aplaudir. Eu sou grande "apreciador" de vinhos estrangeiros e, (acho que não preciso ser politicamente correcto e dizer/sublinhar que os vinhos de Portugal são insubstituíveis) por isso, aplaudo esta iniciativa que nos vai dando a conhecer um pouco de mais coisas.
Também eu já tive o privilégio de provar este "Royal Tokaji Blue Label, Aszú 5 puttonyos 1996", um vinho majestoso, doce, mas com uma acidez invulgar que o torna, na minha opinião, um dos mais perigosos vinhos do mundo. Bebe-se e bebe-se e bebe-se sem parar.
Um abraço e um excelente 2006

Unknown disse...

Parabéns ao Copo de 3 pelo 1º aniversário!!! É sem dúvida um blogue diferente... para melhor!!!

Espero que continue com o projecto!

Feliz 2006!

Saudações!

Anónimo disse...

Conheci à pouco tempo o copo de 3, e agora vou lá todos os dias. Prabéns. Força para 2006. Bom ano e boas pingas.
ps: grilos 2003 exelente qualidade peço, as ultimas no carrefour oeiras.
Ass. O mesmo da vinha conchas...

Anónimo disse...

Blog de referência para quem aprecia o "vinho".
Temas variados e cada vez melhor estruturados evitam o aparecimento de anónimos ressabiados.
Parabéns e um bom ano 2006.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.