Copo de 3: PROVA Quinta da Bica 1996

04 maio 2007

PROVA Quinta da Bica 1996

Desta vez optei por recorrer ao meu baú das recordações, foi lá que encontrei este vinho do Dão, um vinho de um ano (1996) que deu origem a belíssimos vinhos em Portugal.
Chama a atenção o rótulo, um desenho que nos remete para outros tempos, consegue transmitir um ar de classicismo se é que o podemos dizer, diria mesmo um vinho que já não é destes nossos dias.
Proveniente de Santa Comba de Seia, bem perto de Tazem, vem este Quinta da Bica 1996.

Quinta da Bica 1996
Castas: tradicionais - Estágio: n/indicado - 13% Vol.

Tonalidade granada com ligeiro rebordo atijolado
Nariz de inicio a revelar um toque animal que se espanta com pouco tempo de espera. Revela depois aromas frutados bem maduros com suave compota (ameixa, bagas e amoras), tosta muito ligeira com couro presente, cacau e tabaco (caixa de charutos). Todo o conjunto remete para um perfil fino e aprumado, com notas de móvel antigo, tudo sem grandes complexidades. Com o tempo vai abrindo suavemente, como que fosse contando um conto e liberta musgo, mato seco, caruma de pinheiro e ligeiro mineral de fundo.
Boca com uma entrada fresca e ligeiramente frutada, torrado presente muito leve com toque de frescura e sedosidade, ainda que mostre ligeiro travo vegetal mostra uma interessante harmonia e equilíbrio na passagem de boca, não morrendo de imediato ou deixando muito a desejar.

Temos um vinho delicado e muito polido, certamente um vinho muito bem educado e cortês. Respira-se Dão, um perfil algo perdido no tempo e que não se encontra muito famoso nos dias de hoje, é o perfil a mudar ligeiramente a pedido dos novos consumidores.
Um vinho que custou 4,50€ e que se mostrou bastante interessante, capaz de evoluir bem no copo dentro das suas capacidades obviamente.
15,5

2 comentários:

Anónimo disse...

Como não avançaste com a proposta, avancei eu. Próximo desafio colocado nas Krónikas Vinícolas.

João de Carvalho disse...

Sem qualquer problema meu caro, the show must go on... o que interessa é não parar.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.