Copo de 3: Quinta do Encontro - Preto e Branco 2004

25 fevereiro 2008

Quinta do Encontro - Preto e Branco 2004

Situada em S. Lourenço do Bairro, Anadia, a Quinta do Encontro deve o seu nome à sua localização próxima da Cruz do Encontro. Iniciou a produção de vinhos em 1930, numa pequena adega situada em Paredes do Bairro.
Com a entrada da Dão Sul no projecto, foi realizada uma reestruturação de 10 hectares de vinha, dos 20 que compõem a propriedade. Os solos são de características argilo-calcárias, têm plantadas as castas tintas Baga, Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tinta Roriz e Castelão e as brancas Bical, Maria Gomes e Arinto.
O projecto da Quinta do Encontro, surge, com um novo conceito no ano 2000, tendo como filosofia de base a produção diferenciada em relação à imagem a que está associada esta região. Produzem-se vinhos essencialmente com a denominação Bairrada num estilo moderno e actual.
O vinho que se segue é acima de tudo, uma curiosidade pois do seu lote fazem parte castas tintas e uma casta branca, a um lote de Touriga Nacional e Baga, adicionou-se a casta branca Bical.
O nome não poderia ser mais adequado, Preto e Branco.
(Info retirada do site do produtor)

Quinta do Encontro - Preto e Branco 2004
Castas: Touriga Nacional, Baga e Bical - Estágio: 8 meses em barricas de carvalho francês - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração.
Nariz a revelar aroma com alguma austeridade, toque químico inicial a recordar o aroma a papel químico dos antigos totobola, dando lugar a fruta de boa concentração. No fundo vagueia brisa floral com vegetal, especiaria e algum fumo.
Boca com entrada a revelar leve austeridade tal como apresentara no nariz, entra com ligeira secura, mas de resto mostra-se com a fruta bem presente, fino e sem transmitir uma grande espacialidade. A frescura bem presente, revelando-se equilibrado e a dar uma prova muito agradável com final de boca de média persistência.

É um vinho que se mostra jovem e cheio de força, pelo que um tempo em cave não lhe vai fazer mal, antes pelo contrário. Mais uma boa surpresa e assim de tudo um vinho que se destaca pela diferença, com um preço a rondar os 7-10€
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.