Copo de 3: Quinta do Portal Relato branco 2008 e Quinta do Portal branco 2008

14 Outubro 2009

Quinta do Portal Relato branco 2008 e Quinta do Portal branco 2008

De um relato da arte de fazer vinho nos tempos passados, foi fonte de inspiração para que esse mesmo Relato se tornasse o novo branco da Quinta do Portal (Douro).
Sempre na procura de tentar encontrar pontos comuns no que toca à satisfação do consumidor, eis que os vinhos vão surgindo como que em resposta às vontades e desejos daqueles que alimentam toda esta máquina.
Neste caso em concreto optei por colocar em prova o Quinta do Portal branco 2008 e o novo Quinta do Portal Relato branco 2008, para assim tentar procurar diferenças entre os vinhos, e até concluir qual dos dois gosto mais.
O primeiro a cair no copo foi o Quinta do Portal branco 2008:

Quinta do Portal branco 2008
Castas: Rabigato (35%), Malvasia Fina (30%), Gouveio (25%), e Viosinho (10%) - Estágio: inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de baixa concentração.

Nariz
com ligeira exuberância, delicado na profundidade e complexidade que apresenta. Por momentos dá a sensação que se mostra algo preso/retraído, quase que a pedir mais algum tempo em garrafa. A fruta mostra-se madura e fresca (branca, pêssego e citrinos) com qualidade, e a combinar-se com nuances de vegetal fresco e alguma mineralidade de fundo.

Boca a mostrar estrutura mediana, com fruta presente em sintonia com travo vegetal e novamente a sensação mineral de fundo. A acidez mostra-se bem presente, quase que a fazer lembrar um ligeiro toque cítrico pelo meio do palato. Bebe-se com prazer onde o final é de persistência média.

Um branco que não esconde a sua alma Duriense, naquilo que mostra é um vinho harmonioso e bem feito, com trato cordial num todo que se sente fresco. O "ar" mais acanhado que mostrou no nariz, e a falta de "algo mais" na prova de boca, foi a razão pela qual a nota ficasse um pouco mais baixa. 15,5

Finalizei esta prova com o Quinta do Portal Relato branco 2008

Quinta do Portal Relato branco 2008
Castas: Gouveio (50%), Malvasia Fina (45%) e Viosinho (5%) - Estágio: inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de concentração média/baixa.

Nariz de boa intensidade aromática, com fruta madura (toranja, limão, abacaxi), jovem e harmonioso com vegetal fresco e floral em segundo plano a compor o lote. No fundo toque mineral dando um boa envolvência de conjunto.

Boca de entrada fresca e frutada, bem estruturado, direi um pouco mais de corpo que o Portal Branco (este com mais nervo) com espacialidade média onde se sente algum arredondar da situação que de pronto é compensado por uma acidez citrina que marcar presença durante toda a passagem de boca. No final novamente fruta com embalo mineral a revelar um final médio/longo.

É um branco de abordagem mais fácil mas que nem por isso perde os encantos que consegue transmitir, tudo de maneira fresca e bem disposta, não tem muito a esconder pois claro. Se o primeiro parece um pouco mais calmo, direi até sério, este seria a versão tagarela e cheio de energia, um bom vivant.
O Portal Branco é um vinho mais feito ao perfil do Douro, travo mineral, a fruta por vezes deixa-se de lado para ser o vegetal a dizer que mora lá, enquanto este Relato Branco é um vinho mais pronto para o encanto fácil, puxa um pouco mais pela fruta, pelos aromas que todos gostam.
15,5

1 comentário:

Anónimo disse...

※提供全牛皮沙發、系統傢俱、進口家具、系統櫃、實木家具販售及居家空間室內設計規劃.全國領導品牌設計+裝潢工程+商品整合服務,全省抽油煙機展示中心資深設計師服務,價格透明,工程保固。
※無痛水刀抽脂,打造臀部、大腿黃金比例.利用新科技,水刀也能化身成手術刀應用時間的恢復期,一個月內就能看到立即的效果!提供整形美容服務、術後醫療照護,規劃整合整形外科、雷射中心及美學整形中心.果凍矽膠隆乳的費用是十六萬,如果妳很瘦的話,是不用考慮用自體脂肪豐胸的方式,因為脂肪不夠拿來補胸部,義乳的種類有傳統矽膠義乳、水袋義乳、果凍矽膠。一般人認為縫雙眼皮縫線容易脫落,雙眼皮皺褶一段時間就消失;由於技術的進步,縫線脫失的機會,現已大大減少。最新研發出爐的電波拉皮電波拉皮技術,不止可拉提,還具有更佳的雕塑身體曲線功能,電波拉皮可說是想要塑身的胖哥胖妹的救星.
※本公司即日起專辦大陸新娘入境,時間快速,收費合理,歡迎大家多利用.一名大陸新娘嫁到陽明山的泠水坑那邊,夫家是賣烤魷魚的,當地許多人都娶外籍新娘,因為到了假日許多觀光客,老公要做生意,這些大陸新娘或是越南新娘.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.