Copo de 3: As 11 razões secretas do aumento do preço dos vinhos.

07 julho 2005

As 11 razões secretas do aumento do preço dos vinhos.

Este artigo já com algum tempo, não deixa de estar bem actual... aqui fica:
«As subidas de preços de alguns vinhos, são hoje motivo de conversa entre consumidores e profissionais. Vinhos que custavam cerca de 10-20 euros agora custam 40 ou ainda mais, ou multiplicaram por dois ou três num breve espaço de tempo.
No segmento dos grandes vinhos de qualidade internacional, para surpresa dos bons aficionados, um grande número de novos e ambiciosos vinhos superam de forma folgada o preço dos grandes Chateau de Bordéus, mas ao contrario destes, que contam com mais de 200 colheitas às suas costas e uma reputação que já vem desde 1855, estes novos e caríssimos vinhos são apenas isto... novos, e só contam no melhor dos casos com um par de colheitas.
Resultados que explicam de forma clara e surpreendente o porquê dos preços dos novos vinhos de elite.
O estudo analisa em profundidade todas as alternativas possíveis no mercado destinado a oferecer um vinho da máxima qualidade e avalia todos os factores que têm um papel determinante no custo produção de um vinho, incluindo o aumento por garrafa que supõe para adegas pequenas os custos financeiros dos investimentos para o começo da adega ou melhora das instalações.
Se se tiver em conta que alguns destes vinhos vem de vinhas muito velhas que apenas dão um cacho por cepa, o que encarece o produto final. Também que muitos destes vinhos são o resultado de um selecção rigorosíssima tanto na vinha como na adega e ainda se aplica um alto cuidado posto no processo de elaboração desde a cepa atá à loja, já que não se mete de lado os vindimadores mais experientes, as barricas mais caras de carvalho francês renovadas em cada colheita, nem nas melhores rolhas, nem no desenho, nem em qualquer outro aspecto que possa pôr em causa a grandeza destes vinhos.
E como algumas obras de arte contemporânea, para as apreciar temos de estar dentro do assunto e saber o que são, pois se se faz uma prova cega, corremos o risco de não ser capaz de perceber uma parte importante do seu encanto. Pode resultar surpreendente mas a maioria destes novos e caríssimos vinhos estrela, cumprem quase todos os motivos, mas os autores do estudo dizem que basta apenas um destes motivos e seria suficiente para disparar o preço do vinho para os níveis que conhecemos.
As 11 razões secretas:

1 O vinho chama-se Petrus, Romanée Conti ou Vega Sicilia.

2 A mãe do produtor disse que o vinho era melhor que os outros todos juntos.

3 Numa prova cega na adega, todos gostaram mais do seu vinho do que Châteux Margaux e logicamente pensaram que o mesmo aconteceria com os consumidores.

4 O produtor vizinho colocou o seu vinho mais caro que Châteux Margaux assim que ele também não ia ser inferior.

5 A garrafa é mais alta, mais pesada e mais larga que a de Châteux Margaux.

6 Uma talha do melhor Carvalho sempre foi mais cara que uma garrafa de Châteux Margaux.

7 Robert Parker deu entre 95 a 100 ponto, como ao Châteux Margaux, quando nao esperavam mais de 90.

8 O produtor foi a um médico naturista que lhe recomendou elevar o nível de testosterona sem recorrer a medicamentos.

9 O Produtor tem um transtorno paranóico que o faz acreditar que toda a gente o persegue a ele e ao seu vinho, em especial no estrangeiro.

10 A metade da produção de uma colheita perdeu-se quando o produtor tropeçou quando ia a meter uma caixa de vinho no carro.

11 A adega quer calar o protesto dos consumidores que se queixavam que o vinho não se encontrava nas garrafeiras.

Na conclusão do estudo, os autores afirmam que estas razões são causadoras de um certo número de vinhos que antes andavam pelos 10-15 euros e se esgotavam rapidamente, agora que superam os 30, 40 ou 100 , encontram-se em todas as estantes das melhores garrafeiras do mundo. »


Este artigo foi retirado do site:
http://elmundovino.elmundo.es

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