Da zona de Estremoz,do produtor Vinhos D. Joana sai este Encostas de Estremoz Selecção Touriga Franca 2003, um vinho elaborado com uma casta mais vista por terras do Douro que pelas terras Alentejanas.
Com 7 meses de estágio em carvalho americano e francês (Allier) apresenta-se com 15%.
Tonalidade ruby escuro de boa concentração, no nariz mostra uma intensidade média, fruta bastante madura (amora, framboesa,ameixa), marmelada, compota, torrados e baunilha em conjunto com leve chocolate, café e fumo em perfil que se mostra um pouco adocicado, quente e pesado.
Na boca tem estrutura média/alta, parece doce na entrada de boca com café, chocolate negro, vegetal e ligeiro balsâmico no final de boca, frescura dá um toque suficiente para que não se torne muito enjoativo.
Apesar dos 15% mostrou-se afinado, guloso e redondo, preço a rondar os 8€.
16
4 comentários:
Caro João Pedro
Tive ocasião de provar este vinho na apresentação que o Zé Castro Duarte aqui fez na York House. Concordo com a tua apreciação e foi um dos vinhos que seleccionei para colocar aqui na carta da YH. Excelente relação preço/qualidade.
É mencionado no guia Vinhos de Portugal 2005 do João Paulo Martins um Touriga Nacional 2001 desta casa mas nunca o vi à venda... alguém o conhece ?
Caro Miguel o vinho que fala Encostas de Estremoz Touriga Nacional 2001 foi o primeiro varietal Touriga Nacional da casa e um caso de sucesso esgotando muito rapidamente, o exelente preço a que são vendidos também ajudou.
Mesmo morando perto de Estremoz encontrar o dito não foi tarefa fácil.
Em breve caso esteja interessado posso colocar aqui uma nota de prova do mesmo.
Para os patrícios.
Aqui no Brasil este Estremoz custa R$83,00.
Fica difícil beber bons vinhos portugueses por aqui!!!!!
Abraços.
Enviar um comentário