Da Herdade da Malhadinha Nova sai pelo segundo ano este Pequeno João, um nome dedicado ao mais jovem elemento da família, o João Maria, mais uma vez o rótulo transpira inovação como todos os desta casa o que é de aplaudir.
Pequeno João 2005
Castas: Cabernet Sauvignon, Aragonês e Syrah - Estágio: 12 meses em barricas novas de carvalho francês - 15% Vol.
Tonalidade ruby escuro de concentração alta.
Aroma de intensidade média/alta a dar logo uma sensação de envolvência no nariz e a mostrar alguma complexidade, fruta preta e vermelha bem madura com alguma compota, toque especiado em ligação com notas de estágio em barrica, torrado, café, fumo e tabaco, parece que tudo está colocado dentro de uma pequena caixa onde tudo está junto e bem aconchegado, a frescura dá sinal de estar presente e de mão dada com uma gota de doçura, notas vegetais de fundo com recordação balsâmica muito ligeira.
Boca bem estruturada com entrada suave, de alguma macieza e mostrando-se harmoniosa, sensação de doce que rebate com acidez a dar boa frescura na passagem de boca, especiarias, e café torrado com chocolate preto em segundo plano marcam o final de boca com uma bela persistência final.
Um João Pequeno ao belo estilo da floresta de Sherwood, onde de pequeno apenas tem a garrafa onde foi colocado, pois de resto tem tudo o que os grandes têm, os 15% não se notam e mostra bom entrosamento entre nariz e boca, ainda com pernas para andar mas nestes formatos ficamos sempre algo limitados, como o são as 4140 garrafas produzidas a cerca de 23€ cada uma... esperemos que o Pequeno João Maria cresça para que a garrafa fique maior.
16,5
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Andamos a beber o mesmo vinho ao mesmo tempo?
No entanto, não achas que este formato é ideal para uma refeição a duas pessoas, onde a seguir por exemplo, poderá haver necessidade de conduzir?
É que se fosse 0,75l com os 15º a coisa podia ficar preta...
Abraço.
O alcool é sempre algo a ter em conta, seja a garrafa grande ou pequena, mas digo-te que para duas pessoas acompanharem a refeição é o formato mais recomendado.
O mesmo não digo da capacidade de guarda.
Enviar um comentário