Copo de 3: PROVA Terras do Crato 2005

24 fevereiro 2007

PROVA Terras do Crato 2005

Depois de feita a devida apresentação do produtor e ter provado o Herdade do Gamito 2004, é agora altura de provar o mais recente lançamento deste produtor, o Terras do Crato 2005.

Terras do Crato 2005
Castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon. - Estágio: 8 meses inox e 2 em garrafa.- 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de mediana intensidade.
Nariz a mostrar-se simples e directo durante a prova, não demorando a mostrar o que vale, inicialmente com toque ligeiramente adocicado, vegetal presente em conjunto com a fruta lado a lado, especiado e de ligeiro toque químico em conjunto que se mostra com alguma frescura.
Boca com entrada simples e fresca, frutado com especiaria presente, toque ligeiro de secura vegetal ligeira que não incomoda em conjunto com balsâmico em fundo, vinho leve e equilibrado com final a dar boa persistência.

Um vinho que não consegue fugir de um grande mar de vinhos muito semelhantes entre eles que estão à disposição do consumidor.
14

19 comentários:

Anónimo disse...

Um vinho fantástico. parabéns à Herdade do Gamito pela qualidade neste nectar.

maria adelina disse...

Eu sou da mesma opinião em relação ao Terras do Crato, mas não quero passar ao lado de dizer que o vinho Herdade do Gamito do mesmo produtor é sem duvida um vinho com tudo no sitio. Maria Aselina

Anónimo disse...

Bebi deste fantástico vinho "Terras do Crato" no lindissímo restaurante do excelente parque aquatico do Crato, e a pergunta que queria deixar era a seguinte:
Onde posso adquirir esta excelelente pomada?????

maria adelina disse...

Em relação á pergunta do A. Fernandes, gostaria de saber onde reside, para poder informa-lo onde pode comprar o vinho Terras do Crato.

Anónimo disse...

Bom dia Dª Maria, eu vivo em Almada/Lisboa apesar de ter nascido em portalegre e minha mãe no crato, e aqui nao encontro esse vinho, se possivel agradecia a sua ajuda.
muito obrigado

maria adelina disse...

Sr. A. Fernandes, na zona de Almada, existe em Cacilhas uma loja de vinhos e outros produtos onde existe o Terras do Crato, chama-se a Toca Regional ao lado do Restaurante a Toca. uma boa noite

Anónimo disse...

Dª Maria, Sei sim onde é essa casa fica a 10 minutos a pé da casa de meus pais, deixo ja informação que é uma loja muito linda e um restaurante muito bom. bom dia e os meus sinceros agradecimentos.

maria adelina disse...

Boa noite Sr. A.Fernandes ainda bem que conhece e tem esse parecer sobre a loja, e o Restaurante, desde já fico feliz se de alguma forma fui util na informação. obrigada e uma Boa Noite

Anónimo disse...

boa tarde Dª Maria, nao sei se a Srª vive no crato ou nao, é q se viver no crato e nao querendo abuzar da sua gentileza gostaria de saber quais os dias que vão actuar os Vaia con Dios nas festas do crato, mais uma vez muito obrigado e desculpe o incomodo.

João de Carvalho disse...

Boa tarde.

Em primeiro lugar é com enorme satisfação que vejo este espaço ser utilizado como meio de partilha de informação acerca de determinado vinho.

Gostaria de informar que as conhecidas Festas do Crato deixaram de o ser e passaram a Festival do Crato. Este ano de 26 a 30 de Agosto, além dos JAMES e dos Vaya con Dios recebe ainda nomes como Sara Tavares, GNR ou Jorge Palma. Pelo palco do Festival do Norte Aletenjano vão passar ainda Tim, Camané, Just Girls, 4Taste, Avô Cantigas, Pedro Quima, João Gil, Os Azeitonas e Rui Veloso.

Quanto a datas ainda pouco posso dizer, mas mal tenha notícias aqui as colocarei.

Com os melhores cumprimentos.

maria adelina disse...

Boa noite Sr. A. Fernandes não vivo no crato sou uma apreciadora na área dos vinhos, e por isso me interesso por esse mundo, eu vivo em Lisboa, quanto a datas dos eventos não sei sinceramente, mas como pode ver tambem a informação do copo 3 eles irão informando as datas das actuações. boa noite para si

maria adelina disse...

PROVE O TERRAS DO CRATO 2006 E´UMA BOA SURPRESA

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião achei este vinho fantastico, comprei uma caixa e partilhei com amigos num jantar, e todos foram unanimes... que o vinho era excelente, o que eu tenho é o Terras do Crato 2006.

Anónimo disse...

Eu tambem achei o Terras do Crato um vinho excepcional, e da mesma casa o Herdade do Gamito tambem não deixa a marca ficar mal vista, uns furos acima do Terras do Crato porque o estágio em madeira deu-lhe muita elegância. Maria Adelina

Mesa de Baco disse...

Confrades e Confreiras de Portugal,

Fiquei curioso para degustar esse vinho. Um dos meus grupos de degustação, aqui no Rio de Janeiro - chamado "Sabalipão", isto é, um grupo que se reúne aos sábados, quinzenalmente, no Bairro de Botafogo, na Adega do Alipão - degustou, ontem, esse mesmo vinho, descrevendo da seguinte maneira, no nosso Fórum de Discussão na Web:
"Pouca expressão no nariz. Simples na boca, acompanhando bem comidas gordurosas (foi bebido junto com fatias de salaminho cortadas bem finas)".

Neri Cavalheiro

Pedalnature disse...

Participei no NAO 2010, o Jantar foi servido no Convento da Rosa e acompanhado por este maravilhoso vinho, que se nota de bom trato, aveludado e sabor requintado sem qualquer sinal de travo a rolha.
Por sua vez tambem a rolha mostrou elevado teor de estanquicidade, tendo aumentado um terço do tamanho.
Gostaria agora de saber onde posso adquirir este maravilhoso vinho, moro na zona do Cartaxo - Azambuja.
Obrigado.
Rui Luis Pratas

Vasco Antunes disse...

Sendo um apaixonado pelo Alto Alentejo, já provei os vinhos da Herdade do Gamito, e sem dúvida que está entre os melhores na relação qualidade/preço. Os meus parabéns ao enólogo que está a realizar um excelente trabalho.
Desde o vinho Terras do Crato Tinto, o Herdade do Gamito tinto e o Herdade do Gamito Reserva tinto, este último de qualidade superior, provei agora um novo fruto da casa, Terras do Crato branco, o qual recomendo a prova.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A Herdade do Gamito (e os seus vinhos) já está no Facebook.

Siga-nos através de https://www.facebook.com/herdadedogamito/

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.