Copo de 3: Quinta dos Avidagos branco 2009

08 dezembro 2010

Quinta dos Avidagos branco 2009

Branco Duriense proveniente da Quinta dos Avidagos, pertencente à família Nunes de Matos, a firma explora quatro quintas com vinhas localizadas num raio de 5 quilómetros do Peso da Régua, das quais a mais antiga é a Quinta da Varanda adquirida em 1695, sendo uma das mais antigas da região. Mas é na Quinta dos Avidagos e nos seus 19 hectares, beneficiando de uma excelente exposição solar, que as castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca se encontram plantadas por talhões. A idade média das vinhas é de 25 anos, existindo também uma pequena vinha para a produção de uvas brancas na qual predominam as castas Malvasia Fina, Verdelho e Viozinho. O branco da Quinta dos Avidagos, é feito com base nas castas Malvasia Fina, Gouveio e Vital e apresentou-se com 12%.


Quinta dos Avidagos branco 2009


Nariz de mediana intensidade, algo delicado, harmonioso mas sem grande complexidade, perfume suave de flores brancas misturadas com fruta madura (citrinos, melão, pêra verde). É um vinho que transmite frescura, num fundo marcado por alguma mineralidade.
Boca com mediana estrutura, sem grande espacialidade é suave no que mostra, novamente assente na fruta com toque mineral em fundo, num todo em que a frescura sem ser muita, comanda a prova de fio a pavio, final de persistência média/baixa.
É um branco modesto naquilo que apresenta durante a sua prova, mostra-se muito bem feito e capaz de fazer boa companhia por um preço que julgo ser bastante convidativo, cerca de 4€, o que o torna uma bela referência para um consumo diário com qualidade assegurada. 14 - 85 pts

1 comentário:

António Vicente disse...

Sem ser excelente, este Baixo Corgo - Avidagos, apresenta uma boa relação qualidade / preço.

Um abraço João,
António Vicente

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.