Copo de 3: Assobio 2009

12 novembro 2011

Assobio 2009

Depois de uma breve paragem volto novamente ao activo, desta vez com um vinho para espairecer, completamente para assobiar para o lado e tentar esquecer a maldita crise... bebe-se lindamente sem se dar por ele, é um prazer garantido à mesa por quem o sabe fazer como poucos, Esporão pois claro, agora em solo do Douro numa aposta feita vai para 3 anos com a compra da Quinta dos Murças. 

Este belo Assobio é feito com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, com 20% deste lote a estagiar em barricas novas de carvalho francês e americano durante 6 meses. Engarrafado em Novembro de 2010 e colocado à venda por um apetecível preço que ronda os 6,50€


É o chamado vinho ready to drink, puxar da rolha, deitar no copo e deixar fluir a conversa com a comezaina na mesa, ele encarrega-se do resto. Bebe-se a primeira a segunda e a terceira, que os amigos gostaram, tudo isto num vinho fresco e focado na fruta limpa bem vermelha e madura, saborosa, quiçá gulosa e assente num travo da especiarias com boa barrica e aquele toque vegetal agreste que se encontra nos vinhos tintos do Douro. Na boca complementa-se com o nariz, boa estrutura e volume, não se complica e agrada bastante em final de boa persistência.


Gostei bastante deste Assobio que mostra uma grande RPQ, a beber desde já mas não se perde se ficar esquecido um par de anos... mas agora sabe tão bem, porquê guardar ?
89 pts

2 comentários:

J Pires/C Soares disse...

Alentejo no Douro?Parece ter tudo para ser um sucesso de vendas (mais um) by Esporão. ainda não provámos,mas não há-de demorar muito.
Boas Provas

Carlos Soares
http://wineofus.blogspot.com/

João de Carvalho disse...

Bem vindo Carlos Soares, efectivamente é mais um caso de sucesso, de quem sabe trabalhar e fazer vinhos tão ao gosto do consumidor.

Não convém esquecer que o enólogo já andou pelas terras do Douro antes de rumar ao Esporão, é zona que conhece bem e onde por mestria conseguiu fazer vinhos de perfil diferente ao encontrado no Alentejo.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.