Irei de maneira simples falar sobre livros que gosto e que costumo consultar, livros que servem de inspiração para me divertir na cozinha. Entendo que aprofundar o lado da Gastronomia explorando as suas variadíssimas vertentes por este mundo fora é uma maneira de tirar melhor partido dos vinhos que gostamos e temos no copo. Espero que as minhas sugestões sejam janelas abertas para um mundo de sensações e novas harmonizações.
Não vi melhor maneira que começar tudo isto questionando de forma simples três grandes Chefes de Cozinha da nossa praça, três nomes que dispensam muitas apresentações, pedi a cada um deles que indicasse 3 livros que de certa maneira os tivessem influenciado ou que fossem livros que achassem interessantes, juntando a cada um deles um breve comentário. O resultado é o que se segue, tendo continuidade na próxima edição com outros nomes.
Pela primeira vez alguém mostra sem medos o que realmente se fazia num restaurante, sem segredos, sem manipulação de receitas.
Foram marcantes no meu percurso como cozinheiro.
2- Cozinha Tradicional Portuguesa (Maria Lurdes Modesto):
Um purista da cozinha regional, receitas bem feitas, um livro de bases da cozinha regional, qualquer cozinheiro deveria ter.
3- Clorofila de Andoni (Mugaritz):
Um dos livros mais fantásticos para mim, com uma cozinha muito bem pensada, sem nunca fugir ao estilo de Andoni. O minimalismo ao mais alto nível.
Vitor Claro (Chefe do Restaurante Claro)
1- Los secretos de El Bulli (Altaya):
Porque é o mais importante livro do mais importante restaurante da história do nosso tempo. É uma obra de apontamentos. sem fotografia. tudo desenhos e a preto e branco, um manual de cozinha, de filosofia e de atitude.
É para quem quer mesmo saber.
2-12 Meses de Cozinha (Selecções do Readers Digest):
é uma pedra basilar. é o livro que a minha mãe usava e que eu uso e muito. mais como linhas gerais.
porque lá trabalhei. e porque é uma cozinha clássica como há poucas. a nivel de cozinha de bnases é absolutamente imprescindível.
Andre Magalhaes (Chefe da Taberna da Rua das Flores)
Uma bíblia. As receitas escolhidas do Mestre
A Cozinha na sua dimensão científica, posta em prática.
A visão de um "gaijin" (estrangeiro) sobre o meu estilo culinário favorito - a comida japonesa de Taberna
2 comentários:
Diria que é uma aposta arriscada, tal como disseste João e apesar de os topicos Vinhos e Gastronomia andarem de maos dadas, poderás tornar o teu blog com demasiada informaçao para quem quer ver apenas vinho...concordo com o facto de terminares uma apreciaçao a um vinho e depois dares uma sugestão de acompanhamento...no entanto abordar a comida dentro deste blog é arriscada...sugeria a criação de outro blog para o efeito! è apenas a minha opinião como visitante assiduo!
A minha nova proposta não passa por abordar a comida, tudo irá ser como sempre foi... aqui apenas irei mensalmente falar sobre 1 ou 2 livros, de vinho & gastronomia.
Enviar um comentário