Muito recentemente tive oportunidade de voltar a este Blandy´s Malmsey 1988 (Madeira Wine Company) , um vinho memorável que passou em cascos cerca de 25 anos até serem lançadas em 2013 cerca de 1600 garrafas no mercado. Destaca-se pela frescura e complexidade do conjunto, pelo incrível detalhe e precisão com que nos apresenta um conjunto de aromas muito bem definidos. Enorme no rendilhado e equilíbrio, no imediato a laranja cristalizada a marcar pontos, figo, tâmaras, tabaco, muita especiaria, flores com frutos secos no fundo, o vinho desdobra-se em camadas. Conquista o palato com muita classe, toque de caril seguido de passas, caramelo, café, novamente a passa de figo com nozes em destaque que quase se trinca, numa completa harmonia com o que encontramos no nariz, grande equilíbrio entre acidez/fruta/doçura num final que perdura no tempo. 97 pts
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Muito Boa Noite
Gostaria muito que falasse do vinho Teoria Vinhas Velhas Tinto, que provei há uns dias, pois gostaria muito de saber a sua opinião acerca deste vinho do Douro.
Muito Obrigada
Não acha que é um exagero essa nota?
Tendo em conta a dimensão e excelência do vinho em causa, não, não acho.
Quer dizer que dos milhões de vinhos que há por esse Mundo haverá muito poucos melhor que esse, não?
E podem não existir muitos melhores que este. Mas que o João é generoso a dar notas, lá isso é...
André Miguel neste como em todos os outros casos não é uma questão de ser ou não ser generoso, é uma questão de dar o respectivo valor ao que temos no copo, sempre levando em conta que é uma opinião pessoal que poderá evidentemente mudar conforme a pessoa que prova.
Quanto ao vinho em causa, este Madeira é com toda a certeza um dos grandes vinhos produzidos até à data, no que a esta casta diz respeito, certamente haverá muitos outros de igual nivel como outros tantos de qualidade superior, mas a qualidade aqui é já muito mas mesmo muito elevada.
Sobre os comentários do anónimo é o paleio do costume. Relembro que a prova cabal do virtuosismo do enólogo Francisco Albuquerque é este Malmsey 1988 e a nota reflecte isso mesmo. Sim há vinhos ainda melhores que este na Blandy´s e a seu tempo vão aqui ser colocadas as respectivas notas de prova.
Curioso, esse toque de ranço encontra-se em muitos vinhos da Madeira.
João,
Concordo consigo, cada um classifica com a ideia que constrói acerca do que tem no copo. Eu acho-o generoso (deste não posso falar que não provei, mas noutros), provavelmente o João dirá que eu sou forreta, mas isso é que torna as discussões em torno do vinho tão interessantes.
Continue a postar aqui as suas opiniões e a divulgar coisas interessantes, que isso é que interessa!
Um abraço
Enviar um comentário