Copo de 3: Blandy´s Malmsey 1988

14 agosto 2015

Blandy´s Malmsey 1988

Muito recentemente tive oportunidade de voltar a este Blandy´s Malmsey 1988 (Madeira Wine Company) , um vinho memorável que passou em cascos cerca de 25 anos até serem lançadas em 2013 cerca de 1600 garrafas no mercado. Destaca-se pela frescura e complexidade do conjunto, pelo incrível detalhe e precisão com que nos apresenta um conjunto de aromas muito bem definidos. Enorme no rendilhado e equilíbrio, no imediato a laranja cristalizada a marcar pontos, figo, tâmaras, tabaco, muita especiaria, flores com frutos secos no fundo, o vinho desdobra-se em camadas. Conquista o palato com muita classe, toque de caril seguido de passas, caramelo, café, novamente a passa de figo com nozes em destaque que quase se trinca, numa completa harmonia com o que encontramos no nariz, grande equilíbrio entre acidez/fruta/doçura num final que perdura no tempo. 97 pts

8 comentários:

O Prova Vinhos disse...

Muito Boa Noite
Gostaria muito que falasse do vinho Teoria Vinhas Velhas Tinto, que provei há uns dias, pois gostaria muito de saber a sua opinião acerca deste vinho do Douro.
Muito Obrigada

Anónimo disse...

Não acha que é um exagero essa nota?

João de Carvalho disse...

Tendo em conta a dimensão e excelência do vinho em causa, não, não acho.

Anónimo disse...

Quer dizer que dos milhões de vinhos que há por esse Mundo haverá muito poucos melhor que esse, não?

André Miguel disse...

E podem não existir muitos melhores que este. Mas que o João é generoso a dar notas, lá isso é...

João de Carvalho disse...

André Miguel neste como em todos os outros casos não é uma questão de ser ou não ser generoso, é uma questão de dar o respectivo valor ao que temos no copo, sempre levando em conta que é uma opinião pessoal que poderá evidentemente mudar conforme a pessoa que prova.

Quanto ao vinho em causa, este Madeira é com toda a certeza um dos grandes vinhos produzidos até à data, no que a esta casta diz respeito, certamente haverá muitos outros de igual nivel como outros tantos de qualidade superior, mas a qualidade aqui é já muito mas mesmo muito elevada.

Sobre os comentários do anónimo é o paleio do costume. Relembro que a prova cabal do virtuosismo do enólogo Francisco Albuquerque é este Malmsey 1988 e a nota reflecte isso mesmo. Sim há vinhos ainda melhores que este na Blandy´s e a seu tempo vão aqui ser colocadas as respectivas notas de prova.

Anónimo disse...

Curioso, esse toque de ranço encontra-se em muitos vinhos da Madeira.

André Miguel disse...

João,
Concordo consigo, cada um classifica com a ideia que constrói acerca do que tem no copo. Eu acho-o generoso (deste não posso falar que não provei, mas noutros), provavelmente o João dirá que eu sou forreta, mas isso é que torna as discussões em torno do vinho tão interessantes.

Continue a postar aqui as suas opiniões e a divulgar coisas interessantes, que isso é que interessa!

Um abraço

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.