Copo de 3: Domaine de la Janasse - Châteauneuf du Pape ‘Chaupin’ 2004

11 novembro 2007

Domaine de la Janasse - Châteauneuf du Pape ‘Chaupin’ 2004

É de França que nos chega este exemplar, mas propriamente do Vale do Rhone, neste caso a região é Châteauneuf du Pape onde se situa o Domaine de La Janasse.
Este Domaine foi criado em 1973 por Aimé Sabon, contando actualmente com 50 ha de vinha distribuidos por Châteauneuf du Pâpe, Côtes du Rhône, Côtes du Rhône Village... uma variedade de solos que permite uma variedade de aromas, sabores...
É em Châteauneuf du Pâpe que encontramos uma região seca, onde os solos são quase dominados por cascalho, de estrutura argilo-arenosa com calcário presente.


Domaine de la Janasse - Châteauneuf du Pape ‘Chaupin’ 2004
Castas: 100% Grenache - 15,4% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta
Nariz a mostrar um vinho de bela concentração de fruta bem madura (frutos do bosque, cerejas) dando a sensação de comer uma mão cheia das mesmas, aqui não se precisa de compota ou geleia pois a ligeira doçura que apresenta é directamente da fruta num estado de maturação muito bom. No fundo mora a sensação de se terem muitos potes de especiarias abertos numa sala, com nota de algum licor. Final de fumo e ligeiro mineral em conjunto que se mostra com uma grande elegância e complexidade de aromas, notável no seu todo.
Boca que nos mostra desde o primeiro contacto um vinho muito bem estruturado, de boa densidade na boca, enche as medidas sempre com um auto-controle notável. Tem boa profundidade, elegância de conjunto, com uma passagem de boca fresca, onde a fruta com toques de ligeiro vegetal seco, mineral e alguma especiaria se mostram em grande sintonia em final prolongado.

É um vinho que se mostra de grande nível, cheio de nervo e concentração a nível de aromas e sabores. Com um background de grande nível, tem larga vida pela frente, para melhorar, afinar e desenvolver os seus encantos. Os seus 15,4% Vol podem muito bem assustar o mais incauto, curiosamente é algo que não se sente durante a prova, o que torna este vinho num perigo.
18

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Alentejano...

Ainda nao provei o 2004 mas sou grande fa deste Domaine. Provei todas as tres gamas do Domaine e mesmo a gama de entrada e fenomenal.
Arrisco mesmo a dizer que o Chateauneuf-du-Pape oferece das melhores relacao/qualidade no que diz respeito a vinhos de topo mundial. Nao conheco muitos vinhos num patamar de 25/35 euros com a qualidade e tipicidade dos Chateauneuf...ja para nao falar no potencial de guarda apesar do grau alcoolico geralmente alto e acidez medianas - misterios do vinho!!!!
bela pinga e bela nota de prova

Abracos
Pedro Guimaraes

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.