Copo de 3: Pasmados 2005

26 novembro 2007

Pasmados 2005

A José Maria da Fonseca é o mais antigo produtor de vinhos de mesa e moscatéis em Portugal. A família Soares Franco, proprietária da empresa desde há 170 anos, tem assumido um papel determinante no sector vinícola nacional.
O Pasmados é proveniente duma área limitada que é a Quinta dos Pasmados, uma propriedade com 18 ha. Situados 5 km a Oeste de Azeitão. Era originalmente conhecido por Tinto Velho J.M. da Fonseca e obteve o seu nome actual nos anos existente em Azeitão.

Pasmados 2005
Castas: Touriga Nacional (56%), Syrah (24%) e Castelão (20%) - Estágio: 10 meses carvalho francês - 13,5% Vol.

Tonalidade granada de tonalidade média e média concentração.
Nariz com boa intensidade, fruta madura presente e ligeira frescura, sente-se um vinho jovem cheio de vigor. Directo e de ligeira complexidade, redondeado no seu conjunto, baunilha e compota, tabaco e caramelo, com fumo de fundo. Conjunto final muito bem acomodado e de fácil abordagem.
Boca de boa entrada, estrutura elegante e com frescura bem doseada, fruta madura com cacau, leve mineralidade em fundo. Corpo mediano, de boa harmonia com final de boca de boa persistência.

Conjunto afinado e prazenteiro, dando prazer imediado a quem prova, sem complicar consegue conquistar a quem dele se aproximar. O preço rondou os 5€
15

4 comentários:

Luis Prata disse...

Gosto muito do perfil deste vinho.

Pedro Sousa P.T. disse...

Acabei de beber este vinho ao jantar, mas o de 2006. E acho que apesar de a colheita ser diferente, o 2006 encaixa-se bem nestas tuas notas do 2005.
Abraço.

João de Carvalho disse...

Eu quero ver se provo o Pasmados Branco 2006, pelo que já me disseram dá uma prova bem interessante.

Pedro Sousa P.T. disse...

Vou tomar nota também...

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.