Copo de 3: Dona Matilde branco 2007

20 novembro 2008

Dona Matilde branco 2007

A Quinta Dona Matilde, é uma quinta familiar localizada nas margens do Rio Douro, e está entre as mais antigas e famosas Quintas da região do Douro.
Com uma superfície total de 93 hectares, a quinta conta com 28 hectares de vinha de alta qualidade, todas classificadas com letra A - a mais alta classificação da Região Demarcada Douro.
É um projecto de Manuel Ângelo Barros e dos seus filhos (Filipe e Nuno) para produzir e comercializar vinhos DOC do Douro e Vinho do Porto de alta qualidade.
A empresa actualmente produz uma quantidade limitada de vinhos tinto e branco DOC Douro que comercializa sob a marca Dona Matilde, marca registada que pertence à família de Manuel de Barros desde 1927, ano em que o seu avô, Manoel Moreira de Barros (fundador do grupo Barros) comprou a quinta e em honra da sua mulher mudou o nome da Quinta do Enxodreiro para Quinta Dona Matilde.

Dona Matilde branco 2007
Castas: Arinto, Viosinho, Rabigato e Verdelho - Estágio: inox - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de laivos esverdeados.

Nariz com boa exuberância, fruta madura a mostrar um pendor assente em notas citrinas (limão, lima), mas a jogar também com tropical ligeiro (kiwi, carambola e physalis) e alguma fruta de polpa branca. Completa-se na boa profundidade que apresenta, com ramo de flores e sensações de ligeira geleia pelo meio. Mostra-se fresco, jovem e bem harmonioso, com mineral a rematar todo o conjunto.

Boca a mostrar um vinho com boa estrutura, médio na espacialidade e onde se sente e bem a presença da fruta (neste caso da componente citrina), em companhia de algum vegetal bem fresco. Tudo isto aparece amarrado a uma bela dose de frescura presente durante a prova, com sensação de geleia a meio palato, dando lugar de destaque ao travo mineral que impera no final, com persistência final média/alta.

É uma bela novidade este Dona Matilde, um branco a um preço que se pode chamar de sensato (indicado na casa dos 7€) e que mostra uma boa apetência gastronómica.
16

3 comentários:

Anónimo disse...

Conheces algum vinho de quantidade ilimitada??

Só se for lá para os teus lados...

João de Carvalho disse...

A informar que a informação foi retirada do site do produtor, e que o seu comentário revela pouca maturidade, pois entende-se perfeitamente o que se quer dizer com quantidade mais limitada, ou seja, mais reduzida.

Agradecia portanto que os comentários fossem um pouco mais construtivos e interessantes, do que simples anotações sobre detalhes que nada interessam a quando da apreciação de um vinho.

Conhece o vinho em causa ? Já provou ? O que tem a dizer ?

Anónimo disse...

"A empresa actualmente produz uma quantidade limitada de vinhos tinto e branco DOC Douro que comercializa sob a marca Dona Matilde..."

Pois é Copod3, aqui para estes lados que também são os "seus", o texto em causa não causou qualquer perturbação, pois foi perfeitamente inteligível, pelo que não percebemos o alcance "ilimitado" do post do "Gouveia disse...".

Mas fique atento porque eles andam por aí, e estão a dar sinal de vida.

Aquela do mestre dos copos de três foi de um alcance extraordinário. Espero que não o deixe abalado (de risos).

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.