Um dos nomes míticos do mundo dos vinhos, vem de Espanha, desde Valbuena de Duero (Valladolid) Ribera de Duero e é certamente o fiel representante dos vinhos de Espanha no mundo.
Desde 1915 , ano em que viram a luz os vinhos Vega Sicilia e Valbuena, que a qualidade e a mística anda em volta deste produtor.
O último vinho branco desta casa remonta o ano de 1948, pelo que este novo vinho é um acontecimento importante para o produtor e para todo o mundo do vinho.
Foram plantadas em 1994 quatro variedades de uva branca, todas elas de origem francesa (viognier, chardonnay, roussane e marsanne) tendo o produtor esperado 10 anos para que a planta entre numa fase mais adulta e com melhor produção, e em 2004 foi realizada a primeira experiência. Segundo Pablo Alvarez este branco tem o domínio de roussane e marsanne, e aproximadamente 10% de viognier, sendo esta uma das 14 combinações que foram realizadas para a primeira colheita. Destas 4 castas todas elas foram envelhecidas e fermentadas em 11 tipos de carvalho diferente, sendo que serão necessários mais 4 anos para ter uma decisão definitiva quanto ao seu lançamento, sendo o previsto com 15 meses de madeira e 4 anos de garrafa
O vinho segundo a informação é marcado por um absoluto equilibrio entre fruta e madeira, untuoso, denso e persistente na boca onde a viognier apesar da baixa percentagem está presente.
Resta pois esperar, e em 2010 quem sabe poder apreciar este VEGA-SICILIA BLANCO 2004.
3 comentários:
E o preço? Como será?
N.
(Saca)
Atendendo ao nome e ao prestígio da casa Vega Sicilia não vejo coisa barata, arrisco nuns 30-40€ ou quem sabe um pouco mais, claro que a procura vai ser mais que muita e a especulação nem se fala...
Esperemos para ver, como não quer a coisa na altura vou tentar arranjar uma para provar :)
Really amazing! Useful information. All the best.
»
Enviar um comentário