Copo de 3: Ramos Pinto Collection 2009

15 janeiro 2012

Ramos Pinto Collection 2009

Não se confundam, não estamos perante um Duas Quintas que certamente nos colocaria no copo um perfil clássico do Douro, neste caso estamos perante uma marca criada pela Ramos Pinto de nome Collection. O perfil é mais moderno, apelativo, jovem e provocador, pronto a conquistar com o glamour que os seus rótulos transmitem. O primeiro lançamento foi em 2005 ano do surgimento desta gama, são vinhos que se centram numa fruta muito expressiva, algumas vezes com um pingo de doçura da fruta a derrapar demais para o meu gosto. Neste caso o preço é também um enorme aliciante, consegue-se comprar a rondar os 11-13€.

Este Ramos Pinto Collection 2009 é fruto de um lote de 50% Touriga Nacional, 25% Touriga Franca, e 25% Mistura com 80% do vinho ficou em madeira e o restante em cuba por 18 meses. 
O aroma é todo ele de fruta escura muito madura, com capa média de geleia a envolver o conjunto, lembrando de inicio claramente o aroma de vinho do porto, durante a sua prova foram várias as pessoas que o relataram, o vinho foi-se mostrando bastante redondo e guloso, com boa complexidade de aromas que ganhou da barrica que o ampara. Todo ele devasso e expressivo, cheiroso e guloso, com  a frescura necessária e e bem colocada. Na boca é cheio, com a fruta muito presente a rebentar saborosa e madura, melhor a prestação na boca que no nariz, mais harmonioso, macio, especiaria e frescura em final de boa compostura. 

De todos os Collection até agora provados foi o que achei com a fruta mais pesada e até um pouco saturante, um vinho que aponto claramente para o consumo a copo fora da refeição e à conversa com amigos.  Não que seja "doce" que não é, o vinho tem a chancela Ramos Pinto, transpira qualidade embora não seja este o perfil que de momento procuro, quero vinhos mais serenos e com menos barulho dentro do copo, talvez numa linha mais Duas Quintas Reserva 1997 se é que dá para entender... 91 pts

1 comentário:

Anónimo disse...

eu diria que é o melhor dos collection. mas claro que duas quintas reserva 97 é ser mauzinho com este :P

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.