Copo de 3: Quinta de Chocapalha

08 outubro 2014

Quinta de Chocapalha

A Quinta de Chocapalha está situada nas proximidades da Aldeia Galega da Merceana (Alenquer) a 45km de Lisboa. Um local onde a tradição do vinho está bem enraizada e cuja qualidade dos seus vinhos e vinhas remonta ao século XVI, com a história mais recente a colocar a Quinta nas mãos da família Tavares da Silva nos anos 80 do século passado.
Alice e Paulo Tavares da Silva, pais da enóloga Sandra Tavares da Silva, compraram a propriedade e dando continuidade às antigas tradições da casa, enveredaram pela produção de vinho tendo feito um investimento tanto nos 45ha de vinhas como na própria adega.
Blend_All_About_Wine_Chocapalha_1 Chocapalha Chocapalha Blend All About Wine Chocapalha 1
Prova na Quinta da Chocapalha © Blend All About Wine, Lda
Os resultados deste investimento apenas iriam ver a luz do dia na colheita de 2000, ano em que se entendeu, e bem, que os vinhos já tinham alcançado um patamar de qualidade acima da média. O sucesso estava mais que garantido, a procura constante da excelência aliada a uma simpatia da parte de quem nos recebe fazem deste projecto algo muito especial, tão especial que a demanda pelos seus vinhos levou a que em 2012 tivesse sido inaugurada uma nova e bonita adega, mais funcional e com a capacidade de resposta para os dias que correm. A tradição continua bem viva na Quinta de Chocapalha e a arte de fazer bom vinho parece perdurar.
Uma prova muito bem conduzida, sempre de sorriso no rosto onde reinou a boa disposição. O dia estava chuvoso e infelizmente não foi possível visitar as vinhas, mas as vinhas vieram até nós numa prova onde foram apresentadas as mais recentes novidades com um pequeno bónus pelo caminho.
Blend_All_About_Wine_Chocapalha_2 Chocapalha Chocapalha Blend All About Wine Chocapalha 2
Vinhos ao almoço © Blend All About Wine, Lda
Os vinhos têm um brilho muito próprio, influência da proximidade do mar e da natureza dos solos calcários, permitindo uma frescura acentuada com fruta de grande qualidade onde a definição de aromas e sabores faz toda a diferença. Para todos aqueles que poderiam em algum momento duvidar da capacidade de envelhecimento destes vinhos foi dado a provar o Arinto by Quinta de Chocapalha 2008 que mostrou toda a classe de um vinho adulto com uma bonita complexidade e frescura, sinais de que a casta Arinto quando bem trabalhada precisa de tempo para se mostrar.
A marca Mar de Lisboa surge como uma gama mais acessível, com rótulos bem-dispostos, tanto o branco 2013 como o tinto 2012 se mostraram capazes de bons momentos à mesa, feitos a pensar no consumo diário, bem frescos, boa harmonia com a fruta muito presente, ligeira austeridade no tinto com taninos espigados, caindo a minha escolha no Mar de Lisboa branco 2013.
A marca Quinta de Chocapalha engloba toda a gama média da casa, onde se encontra o branco e o tinto com o mesmo nome e um lote de varietais bastante interessantes com vinhos que se destacam pelo carácter muito próprio, assumidamente frescos e com uma fruta sempre presente mas muito bem balanceada com o restante conjunto.
Blend_All_About_Wine_Chocapalha_3 Chocapalha Chocapalha Blend All About Wine Chocapalha 3
Quinta de Chocapalha Arinto 2013 © Blend All About Wine, Lda
Quinta de Chocapalha Sauvignon Blanc 2013
Um Sauvignon Blanc que mostra uma faceta mais vegetal, mineral, seco e com grande frescura, leve fumado de fundo em companhia de fruta de caroço. Mostra garra na boca, frescura e sabor com bom final.

Quinta de Chocapalha Arinto 2013
Ainda muito tenso, nervoso, marcado pelas notas de citrinos com folha de limoeiro tão característica da casta Arinto. Acidez marcante num vinho cheio de garra, austeridade no palato a pedir tempo de garrafa prometendo a riqueza exibida pelo 2008.

Quinta de Chocapalha Cabernet Sauvignon 2012
Um Cabernet Sauvignon bem evidente nas boas e frescas notas vegetais, destaque para ligeiro pimentão que se desvanece com tempo de copo dando lugar a fruta silvestre madura num conjunto fresco e de grande qualidade. Não deixa de dar uma piscadela de olho a Bordéus no perfil que assume, fresco, com bom corpo e taninos a segurarem todo o conjunto.
A marca Chocapalha fica destinada apenas para os topos de gama da Quinta, aqui encontramos o Chocapalha Reserva branco e os tintos Vinha Mãe e CH.

Blend_All_About_Wine_Chocapalha_4 Chocapalha Chocapalha Blend All About Wine Chocapalha 4
CH by Chocapalha Touriga Nacional 2011 © Blend All About Wine, Lda
Chocapalha Reserva branco 2013
Em prova ao lado do Reserva 2012, a Chardonnay largou o Viosinho que tinha e aparece agora com 15% de Arinto. Perdeu parte da untuosidade que tinha na anterior versão para se mostrar agora mais perfumado e solto, fresco, envolto numa fragrância muito delicada e feminina, untuosidade da Chardonnay num conjunto fresco, saboroso com muito boa presença no palato, muita classe em final frutado e persistente.

Chocapalha Vinha Mãe 2010
Vinho intenso, fresco e profundo, onde brilham os frutos do bosque maduros, especiarias, coeso e muito cerrado, cheio de vida com uma passagem marcante pelo palato. Envolvente e com uma estrutura firme, fresco e a mostrar ligeira austeridade de taninos no final longo e persistente.

CH by Chocapalha Touriga Nacional 2011
Mostra uma Touriga Nacional fresca e perfumada num conjunto pujante, extraído e com muita intensidade. A fruta preta muito suculenta e fresca mostra-se ao lado de violetas, atraente e ao mesmo tempo a dar sinais que mais algum tempo de garrafa só lhe vai fazer bem. Grande amplitude na boca, marcante com muito sabor a fruta, barrica a aconchegar tudo com ligeira mineralidade em final muito persistente.

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.