Copo de 3: Serras de Azeitão branco 2007

19 setembro 2008

Serras de Azeitão branco 2007

Serras de Azeitão branco 2007
Castas: Fernão Pires, Chardonnay e Moscatel de Setúbal - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de laivo esverdeado.

Nariz de boa intensidade, remetendo de imediato para um perfil fresco, jovem e a despontar algum exotismo no seu conjunto. A fruta bem madura e fresca, por entre ananás, citrinos, maçã verde, aliada a um toque guloso e adocicado, por entre a calda das diversas frutas, rapidamente é socorrido por uma aragem bem fresca com forro vegetal/floral e que acaba num suave toque mineral de fundo.

Boca bem estruturada, ligeiro de corpo e frutado, na mesma onda da prova de nariz, complementando a mesma. Acidez presente confere uma acidez que contrabalança com alguma doçura mais atrevida que poderia surgir do Moscatel. Passagem correcta e sem grandes percalços ou esquecimentos, acabando com ligeiro toque mineral em fundo.

Sem grandes complexidades ou estruturas, honra o compromisso e consegue cativar pela prova de nariz, mostrando empenho e qualidade acima da média para um vinho deste preço. Bem melhor que a anterior versão aqui provada, se bem que mantém o mesmo perfil. Interessante que este vinho no Continente tem um preço a rondar os 2,40€ e no Pingo Doce compra-se por 1,99€. Não envergonha ninguém e permite ligações interessantes com um alargado número de pratos.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.