Copo de 3: Bajancas 2005

19 novembro 2008

Bajancas 2005

Bajancas 2005
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca - Estágio: 12 meses em barricas novas de carvalho francês de 500 litros - 13,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.

Nariz a revelar-se de média intensidade, a sentir-se fresco no seu todo, com fruta vermelha e negra bem madura, com componente vegetal presente com toques de mato rasteiro e alguma esteva em flor. Complementa o conjunto um ligeiro torrado, chocolate preto e notas fumadas derivadas da passagem por madeira, com final a apresentar alguma mineralidade.

Boca de estrutura média, mostrando-se redondo e com grande maciez, boa dose de frescura que nos acompanha de início ao fim, fruta bem presente e bem madura, quase que a dar um toque de leve doçura ao vinho. Presença de especiaria e balsâmico ligeiro, o pendor vegetal mostra-se ligeiramente no final de boca com ligeira secura vegetal e alguns taninos por domar, final de boa persistência.

Este vinho com enologia a cargo da equipa 2PR, vem no seguimento da boa colheita de 2004. Com o preço a rondar os 8€, num total de 9.300 garrafas produzidas, nota-se neste 2005 uma presença bem maior da fruta em detrimento do vegetal, que se mostra presente mas mais comedido. Um vinho pronto a beber e que fará muito boa companhia a grande variedade de propostas gastronómicas.
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.