Certos vinhos são meramente prisioneiros do passado, de memórias, de histórias, vinhos que vivem do que foram mesmo que hoje em dia o que tenham a dizer seja sempre o mesmo. Alguns desses vinhos consegue dar a volta por cima e aparecer novamente com um ar renovado, como se fossem cortar o cabelo e tomar banho, mudam de camisa e até a maneira de pensar muda.
O vinho que agora se apresenta, é uma novidade da autoria da enóloga Rita Marques, é daqueles vinhos que não precisa do passado para se afirmar no presente, é um vinho do presente com um pensamento futuro. Se já tinha lançado um tinto e depois um branco, Conceito branco 2006 que foi alvo de prova aqui no Copo de 3, eis que surge um Conceito Vintage 2005.
Conceito Vintage 2005
Tonalidade a lembrar uma bancada de onix negro, brilhante.O vinho que agora se apresenta, é uma novidade da autoria da enóloga Rita Marques, é daqueles vinhos que não precisa do passado para se afirmar no presente, é um vinho do presente com um pensamento futuro. Se já tinha lançado um tinto e depois um branco, Conceito branco 2006 que foi alvo de prova aqui no Copo de 3, eis que surge um Conceito Vintage 2005.
Conceito Vintage 2005
Nariz a mostrar-se imponente e sereno, sente-se um bloco frio, com a fruta bem madura e de bela consistência, dá a sensação de cheirar uma taça cheia de amoras e cerejas bem maduras. Perfumado (violetas) com especiarias bem integradas, erva seca (chá preto), chocolate preto com ligeiro torrado em fundo. Deixa no fundo frescura e uma lembrança de mineral, xisto molhado, tudo em grande finesse de conjunto, afinado e sem imposições deste ou daquele aroma.
Boca é delineada quase por gps, quem prova não tem maneira de se enganar no meio da complexidade que apresenta e de uma estrutura invejável. A fruta passa marca presença num corpo de bela complexidade, frescura e elegância/arredondamento, qualquer semelhança com o Conceito Branco ou Conceito Tinto não é coincidência, é pura realidade pois sente-se aqui um cunho muito pessoal. Especiaria com calda de fruta, chocolate preto, geleia e um final intenso e pleno de finesse. Tudo isto se conjuga com uma consistência e densidade que vai permitir evoluir durante muitos e longos anos.
Um perfil de Vintage que não é muito normal encontrar, ainda bem, mostra-se mais pronto a beber mas com muito tempo para se mostrar. É um conceito que vale a pena conhecer e ter bem guardado.
18,5
4 comentários:
As últimas provas aqui no Copo de 3 têm estado em alta :)
Faço os possíveis para agradar a todos os leitores.
Bem, fiquei curioso onde se pode comprar uma pomada destas ?
Finalmente consegui provar o Conceito Tinto 2006. Que vinhão... Fantástico, grande surpresa...
Enviar um comentário