
É na província de
Córdoba que se situa uma das primeiras áreas vinícolas da
Andaluzia, remonta ao séc VIII A.C., a
D.O. Montilla-Moriles, que foi criada em 1932.
Apesar de os seus vinhos se confundirem com os de Jerez, as diferenças entre ambos são bastante claras: enquanto o de Jerez é um vinho de aroma a lembrar azeitona, por vezes salino e seco, o de Montilla-Moriles desenvolve outros aromas como
tomilho,
rosmaninho... No paladar são vinhos que recordam a avelã, enquanto os de Jerez tem um gosto mais amendoado, com os finos de Montilla a apresentarem mais corpo e mais oleosidade, menos secos, com uma baixa acidez e um final típico amargo e algo rústico.
Os vinhos da D.O. Montilla-Moriles enquadram actualmente desde os estilos mais tradicionais aos mais modernos (caso do exemplar aqui em prova), produzindo 3 tipos de vinho: jóvenes afrutados, crianza (procedentes de uma combinação de lotes): secos, semi secos e doces , generosos (através do sistema de solera): frescos secos, finos, amontillados (inventado aqui no Séc. XVIII), palo-cortado e olorosos amontillados.
A estes 3 tipos, juntam-se os Pedro Ximénez, e também o Brandy de Montilla.
Em baixo coloco um vídeo que de certa forma ajudará a compreender um pouco melhor esta D.O. e os seus vinhos, está em Espanhol.
8 comentários:
Mas que belo vinho... Vinho que combina muito bem com sobremesas frias, aliando o frio e o doce na boca, tudo junto com grande complexidade e harmonia...
E pelo preço é um vinho para todas as bolsas e muito tentador...
Abraços dos manos Carvalho
Grande João, o que aconselhas para degustar com este vinho?
Um grande abraço
Chapim
Rui, sem pensar muito e algo simples e bastante rápido, envolver uma bola de gelado de baunilha com um pouco deste vinho, acho que resulta muito bem.
Ou então tens a solução do queijo azul, nunca experimentei, que com um Stilton deve resultar em pleno.
É um vinho para gulosos e para beber quase congelado.Também gostei muito.
Um abraço
Interessante. Onde o posso encontrar à venda a bom preço na zona de Lx?
É tentar a sorte no Corte Ingles, na parte do Super ou na parte do Gourmet.
Eu costumo comprar no Corte Ingles de Badajoz, na parte do Supermercado.
Não encontro isto em parte nenhuma. Estou farto de procurar e nada. Vê se trazes umas garrafas a mais de Badajoz para eu também provar.
Tenho uma aqui em casa, que na próxima oportunidade/almoçarada abro para provares.
Enviar um comentário