Copo de 3: Viña Tondonia Reserva 2001

20 dezembro 2012

Viña Tondonia Reserva 2001

Mais um pequeno momento de luxo à mesa, o vinho é proveniente das Bodegas Lopez Heredia (Rioja), um clássico, um modelo do passado tornado presente. O ano da colheita foi considerado excelente pela entidade reguladora da Rioja, dormiu durante 6 anos e veio recentemente para o mercado a rondar os 20€ por garrafa. Não escondo o gozo tremendo que me dá poder comprar um tinto de 2001 sabendo que tem em pleno todos os seus atributos, que é feito em quantidade apreciável (290.000 garrafas) e cuja graduação se situa nos 12,5%Vol. Tudo isto apenas mostra que é no tempo que os grandes vinhos se mostram, é nesse mesmo tempo que esses vinhos precisam de ficar adormecidos, embora este quando colocado à disposição do consumidor ainda tenha larga vida pela frente... é assim a árdua vida de um grande vinho.

O vinho em causa vai buscar o nome à vinha que lhe dá origem, Tondonia, nos seus mais de 100ha onde o lote de que resulta é composto por Tempranillo (75%), Garnacho (15%), Graciano e Mazuelo (10%). Complexo, fresco, fruta vermelha (amora, framboesa, morango) madura em perfeita sintonia com a madeira por onde passou. Pelo meio finas ervas, toque mineral com especiaria fina, todo ele de fino recorte e bom de cheirar, muito preciso na forma como se apresenta. Dá aquela sensação de aconchego, elegante na boca, muita serenidade apesar de ter nervo e mostrar-se com bastante vivacidade na fruta, a frescura nunca o abandona, em final de grata memória. Sabe ao que cheira e cheira ao que sabe, pura classe numa experiência que se torna de imediato num amor à primeira prova. São vinhos muito especiais que todos os apreciadores deveriam beber pelo menos uma vez na vida. 95 pts

5 comentários:

Anónimo disse...

Prezado,

Para qual e-mail poderia lhe encaminhar uma sugestão?

Grato.

João de Carvalho disse...

copo_de_3@hotmail.com

Obrigado

Ruben Juliano disse...

Aproveito para complementar a pergunta do outro post:
Já que você concedeu 95 pontos a este Tondonia, seria então correto dizer que, mesmo sendo o vinho "apenas" um Reserva, ele estaria no mesmo patamar de muitos Gran Reserva, como o 904, o 890, o Castillo Ygay, o Imperial Gran Reserva ou o Viña Real Gran Reserva?

João de Carvalho disse...

Caríssimo, essas comparações são sempre complicadas uma vez que as vinhas e qualidade da uva são distintas, os processos de elaboração diferem como tempo de estágio, barricas... O que quer isto dizer, que neste caso o Reserva 2001 é um vinho belíssimo, tendo em conta o ano, produtor, etc. O Gran Reserva ou Reserva não implica ser melhor ou pior, é apenas um indicador do tempo de estágio, pelo que um vinho pode ser Grande Reserva e ser inferior a um Reserva. Mas nada como provar lado a lado e tirar as dúvidas... pessoalmente gosto muito dos Lopez Heredia, talvez o Castillo Ygay Gran Reserva Especial esteja um furo acima.

Anónimo disse...

Obrigado mais uma vez!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.