Copo de 3: Quinta da Fonte do Ouro branco 2012

23 abril 2013

Quinta da Fonte do Ouro branco 2012


Em qualquer parte do mundo, seja lá onde for, quando nos apresentam um vinho com um sorriso estampado no rosto, daqueles de quem fala de algo muito seu, é sempre fantástico. Foi desta maneira que os vinhos da Quinta da Fonte do Ouro (Dão) me foram apresentadas pelo seu "pai", o enólogo Nuno Cancela de Abreu. Este branco é o entrada de gama, um Dão que leva Encruzado e um dos seus amores, a casta Arinto, relembro pois que Nuno Cancela de Abreu foi responsável pelo surgimento de grandes clássicos na região de Bucelas. Mais uma vez a casta Arinto mostra a excelência que proporciona a sua companhia, lembram-se como complementa a Antão Vaz? Ora neste caso complementa bastante bem a Encruzado.

O contacto que tenho com esta marca/produtor já vem de longe, remonta a um inesquecível Touriga Nacional Reserva de 1997, ostenta ainda aquele que poderá ser um dos rótulos mais bonitos em solo nacional. No que ao vinho diz respeito, destaco de imediato o preço, inferior a 4€, o que o remete no imediato para a compra obrigatória. 

Quais as razões ? Pela maneira bem fresca como o vinho se mostra, carregado de fruta num alargado leque de citrinos, desde laranja, lima, toranja, depois alguma maçã, pêssego, vinho com boa concentração, corpo mediano, sensação de leve mineralidade e boa secura no final de boca. Não convém esquecer que estamos perante um entrada de gama, não esperar mais do que aquilo que por natureza ele pode dar. Um vinho muito bem feito, de imediata empatia que pede comida por perto, salada de camarão com pêssego e regada por umas gotas de lima. 89 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.