Copo de 3: Tinto da Talha Grande Escolha 2004

30 setembro 2008

Tinto da Talha Grande Escolha 2004

Do conhecido produtor de vinhos ali bem perto da vila de Redondo, a Roquevale teve fundação no ano de 1989, lançando para o mercado vinhos bem conhecidos dos consumidores, destacando-se entre eles o Tinto da Talha, que nos primeiros anos tinha direito a passagem pelas antigas talhas de barro pertencentes à adega. Hoje em dia apenas se tem memória disso mesmo, os vinhos deixaram a veia antiga e passaram a página da história, ou direi antes, progresso. É sob a alçada de Joana Roque do Vale, que se assiste ao aparecimento de uma nova vaga de vinhos na Roquevale, entre os quais o Tinto da Talha Grande Escolha, cuja colheita 2004 colocamos agora em prova.

Tinto da Talha Grande Escolha 2004
Castas: Syrah e Touriga Nacional. - Estágio: 3 meses em barricas de carvalho novo, francês e americano - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.

Nariz reveladora de um vinho com aromas de boa intensidade, sente-se frescura sem esconder no entanto a alma Alentejana que nele fervilha, toque de fruta bem madura acompanhada por ligeiro bafo morno e compotado.
Conjunto harmonioso e algo compacto, amparado por leve balsâmico, com toque de chocolate, brisa floral e ervas de cheiro (rosmaninho, alecrim) com uma pitada especiada (cravinho, canela) em fundo.

Boca de bela estrutura, redondo e com uma bela espacialidade, tem frescura durante a passagem de boca, fruta com compota presente, balsâmico e torrado, final terroso de persistência média. Elegante e harmonioso, o tempo em garrafa não lhe fez mal, antes pelo contrário, tornando bastante ainda mais apetecível este vinho.

É um vinho muito bem feito, com os seus encantos e recantos, com uma evolução muito positiva, está num belo momento de forma. São 24.323 garrafas a cerca de 8€ cada, que revela uma bela relação preço/qualidade.
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.