Abraçando o objectivo de promover a casta local, a Monastrell, escolheu-se o local certo e em 2000 deu-se o pontapé de saída das Bodegas Bernabé Navarro (Alicante). Às cepas com idade a rondar 40-50 anos e em pé franco juntam-se Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, castas que vão complementar a Monastrell. Neste caso temos um vinho 50% Monastrell, 40% Tempranillo e 10% Cabernet Sauvignon, vinho que como os restantes desta casa primam pelo cuidado e diferença, fora de modas portanto.
De aroma muito bem composto em boa intensidade, fruta (amora, bagas silvestres) concentrada que parece escorrer pelas paredes do copo bem fresca num conjunto que mostra uma boa evolução no copo, café, chocolate preto, tabaco em folha, bálsamo com toque vegetal seco a recordar ervas aromáticas (tomilho, alecrim) em fundo mineral, todo ele profundo e complexo, apetece cheirar e rodopiar no copo.
Na boca é o peso da fruta bem delineada e concentrada que marca o ritmo, plena harmonia com a prova de nariz, mostra boa amplitude, saboroso e com arredondamento a fazer-se sentir num conjunto fresco que enche o palato de sabor, ligeiro travo vegetal, balsâmico e especiaria em fundo. Acaba com leve secura que lhe augura ainda vida em garrafa, um belíssimo vinho que tem sabido evoluir da melhor maneira. O preço ronda os 18/20€. 92 pts
Fotografia tirada por Miguel Pereira |
1 comentário:
Muy bueno vino y que no es caro. El de 2006 está mejor. Les aconsejo también los del mismo productor denominados Viñedos Culturales así como el topo de Gama Curro para beber de aquí a 5 años.
Saludos
JF
Enviar um comentário