Copo de 3: Monte da Ravasqueira branco 2012

14 maio 2013

Monte da Ravasqueira branco 2012


Em tempo de esplanada, o que se procura por esta altura beber ao final da tarde é um bom vinho branco servido fresco. Andando eu pelo Alentejo o vinho escolhido foi um Monte da Ravasqueira branco 2012 (Arraiolos), preço recomendado a rondar os 5,50€ e que dado a provar agradou à totalidade da bem composta tertúlia daquele fim de tarde. Outra coisa a realçar das últimas provas que tenho realizado de brancos de 2012, vai para a qualidade que é muito boa, os vinhos estão muito cheirosos, frescos e bastante apelativos tanto no nariz como na boca onde se mostram bem participativos, o resultado é bastante animador. Bom sinal para o tempo quente de Verão que quase nos bate à porta. 

Neste caso o lote transpira nomes estranhos para as terras do Alentejo, por entre Alvarinho, Viognier e Semillon apenas mora a "local" Arinto, nada que perturbe o resultado final e a respectiva qualidade.
É um vinho bonito, fresco e cheiroso, de fina rendilhado com fruta bem madura e algo roliça, leve rama verde e algumas flores, tudo colocado num bonito cesto bem composto e com muito por onde escolher.
Na boca é saboroso, boa presença no palato, boa frescura com acidez limonada, sabor maioritariamente frutado com leve sensação mineral em fundo, persistência média. 90 pts
Salada de Tomate Cherry, Chouriço, Feijoca e vinagrete de Jerez

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.