O seguinte vinho é produzido por um dos grandes produtores da Alemanha, falo de Maximin Grünhauser, propriedade da família Von Schubert. Este produtor tem na sua posse em regime de monopólio uma das mais importantes colinas e respectivas parcelas no que a qualidade diz respeito em toda a Alemanha. No total são cerca de 34 ha de vinhedo, dividido por três parcelas ligadas entre elas. Os vinhos na idade medieval eram distribuídos do menor para o melhor tendo em conta a importância do clero local, pelo que a menor parcela (Bruderberg) de apenas 1 ha destinava-se aos Irmãos/frades, destinados aos Mestres/Senhores da Abadia local estavam os 19 ha de Herrenberg, finalizando com o melhor local que destinava os seus vinhos ao Abade da Abadia de St. Maximin nos 14 ha que dão pelo nome de Abtsberg.
Focando apenas na Herrenberg e Abtsberg o que as diferencia acima de tudo é o tipo de solo, enquanto Abtsberg mostra ardósia azul, Herrenberg é dominada pela ardósia vermelha dando origem a vinhos mais suaves, fruta mais presente e redonda com acidez menos presente do que os vinhos mais austeros e minerais nascidos na parcela vizinha de nome Abtsberg.
O vinho que decidi abrir entre amigos foi um Abstberg Kabinett 2008, aberto meia hora antes de ir à mesa foi servido fresco e fez as delícias de todos os presentes. É muito complicado não se gostar de um vinho destes, é quase impossível ficar-se indiferente quanto à nossa frente temos um vinho onde o detalhe é levado ao extremo, onde tudo parece estar de forma precisa onde deveria estar, um rendilhado fino e cristalino, muito fresco com tudo muito bonito de se cheirar, a evolução é muito boa tanto em copo como em garrafa. Uma fruta sumarenta (alperce, ameixa branca) embora delicada com algum melado, sem amontoados nem esmagamentos inoportunos, a mineralidade que vinca a passagem pelo palato embora consigo ceder espaço de manobra a uma colherada de creme de limão bem fresco. Um conjunto pleno de sabor onde se sente alguma austeridade que pede tempo de garrafa, muito boa frescura num vinho todo ele encantador. 93 pts
Sem comentários:
Enviar um comentário