Copo de 3: Adega Borba Cinquentenário Grande Escolha 2003

08 janeiro 2014

Adega Borba Cinquentenário Grande Escolha 2003

É o vinho comemorativo dos 50 anos daquela que é a mais antiga Adega Cooperativa (Borba) da região e ao mesmo tempo a referência neste momento em todo o Alentejo para não dizer mesmo de Portugal. Como exemplo disso e mostra da enorme renovação que ali se tem feito, nada melhor que um vinho deste gabarito capaz de se catapultar para o lote dos melhores do Alentejo. Nos 10 anos que tem de vida foi perdendo toda a pujança inicial, serenou e ganhou um saber estar que apenas o tempo é capaz de proporcionar, agora mais adulto está mais vinho, direi que na fase ideal para ser bebido com enorme prazer, sem nunca deixar de mostrar o sotaque da terra que o viu nascer.

Com um aroma muito bem definido, fresco e com fruta bem presente, terroso e especiado num todo onde a madeira já se acomodou faz muito, bom de cheirar e melhor de beber. Na boca repleto de elegância, frescura, harmonia entre componentes, muito sabor da fruta, folha de tabaco, licor de mirtilos, acidez presente a percorrer todo o palato num final persistente e duradouro. E para o acompanhar foi feito a pedido um assado de borrego no forno, o vinho e todos os presentes agradeceram. 94 pts

6 comentários:

David G. disse...

Um vinho fantástico! Tive o prazer de abrir 3 destas garrafas: a primeira em 2010, a segunda em 2011 e a terceira, apenas há 2 meses. A evolução é notável e o vinho sai claramente beneficiado, alcançando um equilíbrio fantástico sem nunca perder a identidade.

Rui Oliveira disse...

Incrivel como uma revista especializada faz estas avaliações a um vinho http://www.essenciadovinho.com/pt/revista-wine/notas-de-prova/nota/155...mais aponta o consumo apenas entre 2006/2007...palavras para quê...

João de Carvalho disse...

Eu acho engraçado a forma como se dá certezas quanto ao consumo de um determinado vinho.

Focas disse...

Abri hoje uma garrafa deste vinho que é perfeitamente vulgar.

António Saraiva disse...

não conheço, o vinho mas tenho uma única garrafa cinquentenário ( 1958/2008) e gostava de saber o seu valor de custo e o valor real do vinho .

João de Carvalho disse...

Olá boa tarde.

O preço ronda os 30€ em garrafeira online.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.