Copo de 3: Reserva do Comendador branco 2008

23 fevereiro 2011

Reserva do Comendador branco 2008

Branco nascido e criado em terras de Campo Maior, mais propriamente na Adega Mayor, o Reserva do Comendador 2008 foi considerado o melhor branco (Talha de Ouro) no concurso anual da Confraria dos Enófilos do Alentejo. Um Regional Alentejo que resulta de um lote das castas Antão Vaz, Roupeiro e Arinto, que “demonstraram neste vinho as suas excelentes potencialidades enológicas,” de acordo com o Escanção Mor da Confraria dos Enófilos do Alentejo. Fermentou e estagiou 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, batonnage sobre as borras finas presentes na barrica. Apresenta-se no mercado com 13% Vol. e um preço que ronda os 16€ em garrafeira.

Aroma de muito bom porte, com intensidade e a sentir-se a frescura da boa fruta tropical, polpa branca e citrinos com aroma a geleia acompanhado de notas florais e ligeiro abaunilhado. O vinho transmite a sensação de arredondamento, aconchego tanto da fruta, como da barrica muito bem educada, num conjunto coeso e muito agradável.

Na boca mostra-se saboroso, fresco, suave com fruta madura ao nível do encontrado no prova de nariz, a madeira ampara e dá-lhe formas mais arredondadas (untuosidade) sem nunca perder uma frescura que nos guia de início ao fim. Revela uma ligeira secura no final quase a lembrar chá verde, em final de boca de boa persistência.

Depois de ter provado o Reserva 2007 faz algum tempo, este 2008 veio confirmar este branco como uma aposta muito séria nos brancos do Alentejo. A frescura que mostra quer em nariz quer em boca vem mostrar que os brancos do Alentejo não têm de ser pesados e a transbordar de notas de barrica, começam a aparecer vinhos frescos, harmoniosos em que a barrica faz o seu trabalho e dá à fruta a obrigação de brilhar... neste Reserva do Comendador isso cumpriu-se e o vinho que se mostra um companheiro de mesa deu mostras que vale a pena contar com ele. No mercado já anda a colheita de 2009. 16,5 - 91 pts 

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.