Copo de 3: PROVA QM Alvarinho 2005

27 outubro 2006

PROVA QM Alvarinho 2005

O tempo quente já nos deixou, instalou-se o Outono da folha caduca e das chuvas ao fim de tarde... começa a chegar o frio e a esplanada de Verão, transforma-se na sala e nas provas com os amigos, um tempo que nos sugere vinhos mais acolhedores, os brancos com mais peso e com mais madeira, e apetece mais um tinto encorpado com um assado no forno.
Mas com tudo isto é caso para colocar de lado os vinhos que se bebem no Verão, entre os quais os Alvarinhos ? Claro que não, para contrariar isso mesmo e a mostrar que os Alvarinhos não são vinhos apenas de Verão, fica aqui a prova de mais um exemplar, neste caso do produtor Quintas de Melgaço Agricultura e Turismo S.A. sai este:

QM Alvarinho 2005
100% Alvarinho - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de mediana concentração.
Nariz a mostrar-se de boa intensidade, frescura com aromas vegetais (herbáceo) presente, em companhia com alguma presença de hidromel, fruta a marcar presença com notas citrinas (toranja) e tropical (ananás) em segundo plano e mais discreto, tudo muito fresco e afinado, final a mostrar-se com notas minerais e a ligeira sensação de fumo.
Boca com boa entrada, acidez a marcar presença e a dar uma boa dose de frescura, corpo mediano, fruta bem presente, mineral no final com persistência média.

Um alvarinho algo diferente onde a exuberância da fruta dá lugar a uma componente vegetal que marca mais presença no conjunto, apesar de tudo temos um vinho equilibrado e bem feito, com um preço bastante aliciante que ronda os 6€.
16

1 comentário:

Anónimo disse...

Um Alvarinho do melhor que há a nivel nacional.

Desde produtor só conhecia o divinal Espumante QM (tb de Alvarinho), mas este valeu bem os 5,98 € que paguei num Feira Nova.

Não tem a fama de outros, mas suplanta-os em qualidade.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.