Inspirado ainda na onda do cooperativismo, deu-se um salto por uma região quase sempre esquecida, a Beira Interior,onde da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo se provaram 4 varietais (Alfrocheiro, Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional).
O primeiro vinho em prova foi o mais antigo, um Touriga Franca da colheita de 2001.
Castelo Rodrigo Touriga Franca 2001
100% Touriga Franca - Estágio: 6 meses em barrica - 14% Vol.
Tonalidade granada de média concentração, a mostrar a passagem do tempo denotando uma ligeira tonalidade laranja no rebordo do copo.
Nariz de intensidade média, com a fruta madura (amoras) acompanhada de sensação de compota, aroma vegetal em harmonia com notas de barrica (baunilha leve, torrado, cacau, café e ligeiro fumo de fundo), muito certinho e afinado, a dar a sensação de leve adocicado.
Boca com fruta a marcar presença, estrutura média, leve secura vegetal, final ligeiramente balsâmico com persistência média/alta.
Um vinho correcto e equilibrado, a dar sinal que a sua melhor fase já passou, perdeu grande parte do encanto que provavelmente já teve, brilhar brilha muito pouco, por isso é aproveitar a pouca luz que ainda tem, preço que ronda os 2,70€.
13,5
16 outubro 2006
PROVA Castelo Rodrigo Touriga Franca 2001
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Só conto 3! o Touriga Nacional?
O Touriga Nacional será colocado na altura devida.
Enviar um comentário